Diretrizes para a realização de um survey: suas origens e aplicação prática
DOI:
https://doi.org/10.20401/rasi.11.2.1072Palavras-chave:
Survey, InovaçãoDownloads
Referências
Andersen, J. P., Horbach, S. P. J. M., & Sørensen, M. P. (2025). Generative artificial intelligence (GenAI) in the research process – A survey of researchers’ practices and perceptions. Technology in Society, 81, 102813. https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2025.102813
Anderson, M. J. (2015). The American census: A social history. Yale University Press.
Babbie, E. R. (1999). Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: Ed. da UFMG.
Babbie, E. R. (2020). The practice of social research. Cengage Au.
Boyd, D., & Crawford, K. (2012). Critical questions for big data: Provocations for a cultural, technological, and scholarly phenomenon. Information, communication & society, 15(5), 662-679.
Bryman, A. (2016). Social research methods. Oxford university press.
Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2017). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Sage publications.
DeVellis, R. F., & Thorpe, C. T. (2021). Scale development: Theory and applications. Sage publications, 1.
Dillman, D. A., Smyth, J. D., & Christian, L. M. (2014). Internet, phone, mail, and mixed-mode surveys: The tailored design method. John Wiley & Sons.
Fowler, F. J. (2014). Pesquisa de levantamento. Penso.
Groves, R. M., Fowler Jr, F. J., Couper, M. P., Lepkowski, J. M., Singer, E., & Tourangeau, R. (2011). Survey methodology. John Wiley & Sons.
Ivankova, N. V., & Creswell, J. W. (2009). Mixed methods. Qualitative research in applied linguistics: A practical introduction, 23, 135-161.
Jentoft, N., & Olsen, T. S. (2019). Against the flow in data collection: How data triangulation combined with a ‘slow’interview technique enriches data. Qualitative Social Work, 18(2), 179-193.
Krueger, R. A., & Casey, M. A. (2014). Focus groups: A practical guide for applied research. Sage publications.
Lilien, G. L., Rangaswamy, A., & De Bruyn, A. (2017). Principles of marketing engineering and analytics. DecisionPro.
Mineiro, M. (2020). Pesquisa de survey e amostragem: aportes teóricos elementares. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, 1(2), 284-306.
Morgan, D. L. (1996). Focus groups as qualitative research. Sage publications, 16.
Stewart, D. W., & Shamdasani, P. N. (2014). Focus groups: Theory and practice. Sage publications, 20.
Tourangeau, R., & Yan, T. (2007). Sensitive questions in surveys. Psychological bulletin, 133(5), 859.
Vehovar, V., & Manfreda, K. L. (2017). Overview: online surveys. The SAGE handbook of online research methods, 143-161.
Wu, Y., Cegielski, C. G., Hazen, B. T., & Hall, D. J. (2013). Cloud computing in support of supply chain information system infrastructure: Understanding when to go to the cloud. Journal of Supply Chain Management, 49(3), 25–41. https://doi.org/10.1111/j.1745-493X.2012.03287.x
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Administração, Sociedade e Inovação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A RASI, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista de Administração Sociedade e Inovação (RASI) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na RASI são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da RASI estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.