Sobre a Revista
INFORMAÇÕES GERAIS
A Revista Administração, Sociedade e Inovação (RASI) é um periódico científico e tecnológico criado pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), sediado no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), unidade da Universidade Federal Fluminense (UFF). O periódico adota as melhores práticas editoriais e segue as recomendações e normas do QUALIS/CAPES e do Manual de Boas Práticas da Publicação Científica da ANPAD. O seu processo editorial é realizado por meio da plataforma digital SEER (Serviço de Eletrônico de Editoração de Revistas), com o objetivo de garantir a transparência e livre acesso a leitores e autores, favorecendo o intercâmbio entre instituições nacionais e internacionais. Nesse sentido, a RASI conta com a colaboração de avaliadores ad hoc externos, alheios à sua equipe editorial e à instituição editora, mediante processo de avaliação do tipo double blind review.
MISSÃO
A Revista Administração, Sociedade e Inovação (RASI) tem como missão avaliar e divulgar a produção científica e tecnológica em Administração, com potencial para contribuir com os avanços da comunidade científica brasileira na área e, também, com a comunidade de prática (gestores), observando, sempre, o rigor metodológico.
POLÍTICAS
Foco e Escopo
A RASI publica artigos científicos e tecnológicos, casos para ensino e ensaios teóricos sobre Administração. Isso inclui, tipicamente, textos relacionados a:
- Administração Estratégica
- Administração Pública
- Contabilidade e Finanças
- Desenvolvimento Regional e Urbano
- Empreendedorismo
- Gestão da Inovação
- Gestão da Qualidade e Gestão de Riscos
- Gestão das Operações
- Gestão de Pessoas
- Gestão de Projetos
- Gestão Social e Tecnologias Sociais
- Governança Corporativa
- Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos
- Marketing Empresarial
- Organizações e Sociedade
- Responsabilidade Social, Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
- Tecnologia da Informação, Softwares de Gestão e Transformação Digital
- Casos para Ensino, Ensaios Teóricos, entre outros
Políticas de Seção
A RASI aceita diversos tipos de submissão, a saber:
1- Artigo Científico
Trabalho teórico-empírico. Esta categoria abrange trabalhos que relatam qualquer tipo de pesquisa realizada pelo (s) autor (es). A pesquisa pode envolver a construção ou teste de um modelo ou estrutura, pesquisa-ação, teste de dados, pesquisa de mercado ou pesquisa, pesquisa empírica, científica ou clínica.
2- Artigo Tecnológico
Trabalho voltado ao emprego de modelos teóricos como meio para apresentar e desvelar conhecimentos, saberes e práxis sobre organizações. É importante que esse trabalho apresente um dos focos a seguir:
- Foco na inovação: o(s) autor(es) desenvolve(m) novas soluções para novos problemas;
- Foco na melhoria: o(s) autor(es) desenvolve(m) novas soluções para problemas conhecidos;
- Foco na extrapolação: o(s) autor(es) estende(m) soluções conhecidas para novos problemas.
Recomendamos a leitura dos seguintes artigos:
Motta, G. S. (2017). Como Escrever um Bom Artigo Tecnológico?. Revista de Administração Contemporânea, v. 21, n. 5, Setembro/Outubro. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2017170258
Motta, G. S. (2022). O Que É um Artigo Tecnológico?. Revista de Administração Contemporânea, 26(Sup. 1), e220208. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2022220208.en
3- Caso para Ensino
Embora não exista uma estrutura rigorosa e única para os Casos de Ensino, recomendamos que os trabalhos submetidos nessa seção sejam estruturados sob dois grandes eixos (ou partes): o caso em questão; e as notas de ensino (essenciais para sua aplicação no ambiente de ensino-aprendizagem).
Estrutura proposta para o Caso de Ensino:
– Introdução que exponha a situação problema a ser debatida;
– Exposição do caso (história em si), com a descrição e/ou perfil da organização e condução à situação problema;
– Referências
Estrutura proposta para as Notas de ensino:
– Objetivo de ensino
– Fontes e Métodos de coleta
– Relações com os objetivos de um curso ou disciplina
– Disciplinas sugeridas para uso do caso
– Possíveis tarefas e/ou questões para aplicação
– Possível organização da aula para uso do caso
– Sugestões de bibliografia
4- Ensaio Teórico
Trabalho voltado à discussão e desenvolvimento de teorias. Não deve ser confundido com “revisão bibliográfica ou de literatura”. O Ensaio teórico deve, necessariamente, avançar em relação à literatura empregada, trazendo contribuições claras ao campo de conhecimento.
5- Revisão de Literatura
Artigo com o objetivo principal de identificar, organizar, analisar e/ou criticar a literatura em um tema específico. Deve cobrir os principais contribuintes para o desenvolvimento de um tema e explorar suas diferentes visões.
Aceitam-se trabalhos com técnicas de análise bibliométricas desde que tragam alguma contribuição adicional ao campo estudado. Preferencialmente a construção de um quadro analítico, modelo ou método que possa ser explorado por outros autores.
Recomendamos a leitura de Moher D., Liberati A., Tetzlaff J., & Altman D. G., The PRISMA Group. Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. Disponível em: www.prisma-statement.org. Traduzido por: Taís Freire Galvão e Thais de Souza Andrade Pansani e publicado em Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, 24(2): abr-jun 2015. doi: 10.5123/S1679-49742015000200017
Periodicidade
Do volume 1 ao volume 4 (2015-2018) a Revista Administração, Sociedade e Inovação (RASI) teve periodicidade semestral. A partir do volume 5 (janeiro de 2019) passou a ser publicada quadrimestralmente (1o de Janeiro, 1o de Maio e 1o Setembro). Poderão ser editados números especiais ou extras sem periodicidade definida. Adicionalmente, o artigo aprovado para publicação é disponibilizado na seção "online first".
Política de Acesso Livre
A Revista Administração, Sociedade e Inovação (RASI) oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico e tecnológico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Política sobre o Uso de Ferramentas de Inteligência Artificial
A RASI implantou em maio de 2023 uma política editorial na qual o(s) autor(es) devem declarar, quando for o caso, o uso de ferramentas de inteligência artificial.