Desenvolvimento de competências empreendedoras em um curso de direito: experiência com “Hackathon”

Autores

  • Ricardo de Abreu Barbosa Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Luciano Venelli-Costa Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.20401/rasi.11.1.906

Palavras-chave:

competências empreendedoras, Hackathon, Empreendedorismo em direito, engajamento estudantil, técnicas de ensino

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar a experiência realizada na Universidade Presbiteriana Mackenzie de aplicação de um modelo de aprendizagem conhecido como “Hackathon” para as turmas do curso de direito. Em 2012, foi instituído na universidade que todos os cursos da graduação deveriam desenvolver competências empreendedoras. Porém, os alunos do curso de direito tinham baixo engajamento e desprezo pelo ensino de empreendedorismo. O método aplicado é de abordagem qualitativa, baseado no estudo de caso da faculdade de direito, em formato de relato de experiência, com resultados antes e depois da aplicação de um “Hackathon” na semana jurídica de 2023. Os resultados revelam aumento significativo no engajamento dos estudantes, com inscrição voluntária de 132 grupos, ou cerca de 500 alunos, além de 1000 visualizações em conta na rede Instagram criada para o desafio, participação em torno de 1500 alunos nas cerimônias de premiação, e alunos escolhendo os professores de empreendedorismo para novos projetos de pesquisa, extensão e orientação de trabalhos de conclusão de curso (TCC). Este artigo expande as técnicas de ensino para professores de empreendedorismo em cursos que não são da área de negócios.

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Biografia do Autor

Luciano Venelli-Costa, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração de Empresas da Universidade de São Paulo.

Professor do Núcleo de Educação Empreendedora da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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Publicado

2025-01-29

Edição

Seção

Artigos Científicos