Comunidades de Prática:
A Construção de Conhecimento em um Grupo de Pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.20401/rasi.7.3.503Palavras-chave:
práticas, comunidades de prática, aprendizagem, grupos de pesquisaResumo
A partir da década de 1990, um volume substancial de literatura foi publicado sobre comunidades de prática (CP) e muitos pesquisadores investigaram sua existência e a eficácia em uma variedade de contextos. Nesse cenário, este estudo tem como objetivo investigar se a construção do conhecimento de um grupo de pesquisa de doutorado ocorre na forma de uma CP. Utilizando a abordagem conceitual proposta por Wenger (1998) como base analítica, o presente estudo combinou vários métodos de investigação, como observação participante, análise do conteúdo das mídias sociais, entrevista e questionário. Os dados coletados foram registrados em diários de campo que foram posteriormente analisados ??(Bardin, 2011). Os resultados indicam que os membros constroem seus conhecimentos de forma colaborativa e cooperativa. As dimensões propostas por Wenger (1998) para identificar e distinguir CPs estavam presentes no grupo pesquisado. A conclusão é que o grupo de pesquisa investigado pode ser classificado como uma CP.
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