Mapa de empatia como instrumento na análise do papel do farmacêutico na admissão hospitalar de um hospital de referência no Rio de Janeiro

Autores

  • Isabela Salomão de Oliveira Matos Universidade Federal Fluminense
  • André Teixeira Pontes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Zilda de Santana Gonsalves Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia

DOI:

https://doi.org/10.20401/rasi.11.3.998

Palavras-chave:

Gestão em Saúde, Empatia, Design Thinking, Serviço farmacêutico

Resumo

Um dos primeiros contatos do paciente internado nos hospitais se dá pelo processo de admissão, que consiste em um conjunto de etapas que autorizam a entrada do paciente ao ambiente hospitalar. Por ser um processo que envolve várias profissões e vários setores do hospital, há um maior risco de apresentar falhas. Neste contexto, a prática da empatia no ambiente corporativo pode contribuir no desenvolvimento de colaboradores mais comprometidos e satisfeitos em suas atividades, gerando uma maior entrega de valor ao paciente. Este trabalho teve como objetivo analisar o papel do farmacêutico na admissão hospitalar de um hospital de referência no Rio de Janeiro com o uso do mapa de empatia da filosofia Design Thinking. Foi feito um estudo transversal, com característica descritiva e abordagem quali-quantitativa. Foram convidados para entrevista os profissionais envolvidos no processo da admissão mediante termo de consentimento e posteriormente construído um mapa de empatia que sintetizou as principais necessidades e percepções da equipe. O uso do mapa de empatia auxiliou na melhor compreensão das dificuldades enfrentadas pelos farmacêuticos e da percepção da equipe de saúde sobre o serviço farmacêutico.

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Publicado

2025-09-01

Edição

Seção

Artigos Científicos