Investigação da Política Municipal de Comendador Levy Gasparian de Combate à Dengue
DOI:
https://doi.org/10.20401/rasi.1.1.23Palavras-chave:
Política de Combate à Dengue, Programa Municipal de Combate à Dengue, Comendador Levy GasparianResumo
Endêmica no Brasil e problema de saúde pública, a dengue é combatida a nível local através do Programa Municipal de Combate a Dengue, tema do presente trabalho. O objetivo é analisar a política realizada no município de Comendador Levy Gasparian, os resultados que vem alcançando e principais dificuldades. Para a obtenção de dados foi realizada pesquisa em documentos produzidos no município e entrevistas com os responsáveis pela execução da política. Os resultados encontrados demonstram adequação à diretriz nacional, destacando a necessidade de capacitação dos profissionais e conscientização da população.
Downloads
Referências
Braga, I. A. , Valle, D. (2007). Aedes aegypti: histórico do controle no Brasil. Artigo de revisão, Epidemiologia e Serviços de Saúde. 2007; 16(2), 113, a.
Braga, I. A., Valle, D. (2007). Aedes aegypti: inseticidas, mecanismos de ação e resistência. Artigo de revisão. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília,16(4), 279-293, b.
Brasil. Fundação Nacional de Saúde. (2006). Manual de saneamento. 3. ed. rev. - Brasília: Fundação Nacional de Saúde.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. (2009). Departamento de Vigilância Epidemiológica. Diretrizes nacionais para prevenção e controle de epidemias de dengue / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília: Ministério da Saúde.
Ferreira, B. J. & et al. (2009). Evolução histórica dos programas de prevenção e controle da dengue no Brasil, Ciência & Saúde Coletiva, 14(3), 961-972.
Figueiró, A. C.? Sóter, A. P.? Braga, C.? Hartz, Z. M. de A.? Samico, I., (2010). Análise da lógica de intervenção do Programa Nacional de Controle da Dengue, Rev. bras. saúde matern. infant?10(supl.1):s93¬s106.
Moresi, E. (2003). Metodologia da Pesquisa, Universidade Católica de Brasília – UCB, Pró-Reitoria de Pós-Graduação – PRPG, Pprograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação, Brasília- DF, Mar 2003
Omotto, C. A., Santini, S. M. L., & Esteves, J. L. M. (2009). Controle da Dengue: uma análise da implementação do PNCD e a relação do processo de trabalho na 16ª Regional de Saúde de Apucarana/Paraná-Brasil. II Congresso Consad de Gestão Pública – Painel 44: Gestão da saúde, PR, Brasil,
Silva, J. S. (2008). A dengue no Brasil e as políticas de combate ao Aedes aegypti: da tentativa de erradicação às políticas de controle, Hygeia 3(6), 163-175.
Teixeira, M. G., Barreto, M. L., Guerra, Z. (1999). Epidemiologia e Medidas de Prevenção do Dengue, Informe Epidemiológico do SUS 1999, 8(4), 5-33.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A RASI, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista de Administração Sociedade e Inovação (RASI) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na RASI são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da RASI estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.