Beneficial Effects of Slow Steaming in Bulk Freight Markets
DOI:
https://doi.org/10.20401/rasi.3.2.172Palavras-chave:
vapor lento, gases de efeito estufa, embarcações, transporte ecológicoResumo
O vapor lento foi recentemente adotado na prática normal por muitas companhias marítimas para a economia de combustível e monetária que oferece. A prática também oferece economias em emissões de gases de efeito estufa (GEE). Com os regulamentos que entram em jogo, como o limite de enxofre de 2020, o vapor lento pode ser a opção menos dispendiosa para algumas empresas marítimas ajustar suas operações. Enquanto alguns aceitaram a nova prática, ainda existem empresas e embarcações que vêem esse exercício como uma perda de receita devido ao tempo extra que leva para entregar bens ao seu destino. Este artigo analisa como a classificação dos navios por suas emissões de GEE por milha náutica pode ser diretamente relacionada a fatores como idade, tonelagem de peso morto e carga. Nós propomos que os navios com classificações ruins (E, F, G) encontrem regulamentos obrigatórios para diminuir o vapor ou melhorar sua produção de CO2 de alguma forma. Aqueles com classificações superiores (A, B, C, D) se beneficiariam de pacotes de incentivos ligados à sua implementação de vapor lento ou outras práticas. Também examinará como a redução das emissões pode beneficiar as empresas marítimas de forma econômica e ambiental. Finalmente, este artigo analisa possíveis reações em cadeia que podem ocorrer se essas práticas de transporte ecológico forem observadas.
Downloads
Referências
Cariou, P. (2011). Is slow steaming a sustainable means of reducing CO2 emissions from
container shipping? Transportation Research Part D: Transport and Environment, 16(3), 260-264.
Chang, C., & Chang, C. (2013). Energy conservation for international dry bulk carriers via vessel speed reduction. Energy Policy, 59, 710-715.
International Maritime Organization - IMO. (2014), Reduction of GHG Emissions from Ships, Third IMO GHG Study 2014 – Executive Summary Final Report, June 2014.
Kontovas, C. (2014). The Green Ship Routing and Scheduling Problem: A conceptual approach. Transportation Research Part D 31, 61-69.
Psaraftis, H. N., & Kontovas, C. A. (2012). Speed models for energy-efficient maritime transportation: A taxonomy and survey. Transportation Research Part C 26, 331-351.
Psaraftis, H. N., & Kontovas, C. A. (2014). Ship speed optimization: Concepts, models and combined speed-routing scenarios. Transportation Research Part C 44, 52-69.
Rightship. (2015). Sustainability Dashboard [graph]. Tableau. https://public.tableau.com/profile/rightship#!/vizhome/SustainabilityDashboard_0/VettedFleet-2015Dashboard
Wong, E. Y., Tai, A. H., Lau, H. Y., & Raman, M. (2015). An utility-based decision support sustainability model in slow steaming maritime operations. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, 78, 57-69.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A RASI, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista de Administração Sociedade e Inovação (RASI) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na RASI são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da RASI estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.