Aspectos Preponderantes para a Satisfação do Cliente: o Caso 25 de Março

Autores

  • Joyce Gonçalves Altaf
  • Luciana C. Zancanello
  • Gláucia P. de Falco

DOI:

https://doi.org/10.20401/rasi.2.1.74

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor, Fidelização do Consumidor, Consumo popular, Acessórios

Resumo

O estudo do comportamento do consumidor é extremamente importante para o desenvolvimento de estratégias e ferramentas mercadológicas em empresas que visam obter vantagem competitiva no atual ambiente dinâmico e globalizado, podendo utilizar a segmentação de mercado como forma de identificar necessidades e vontades semelhantes de grupos distintos de clientes. Dessa forma, o presente estudo possui como objetivo analisar o comportamento de compra dos consumidores, de uma empresa de acessórios femininos localizada em Juiz de Fora, MG, e denominada de 25 de março, e verificar se esses estão satisfeitos com os serviços e produtos ofertados pela loja. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa com uso de um questionário estruturado com 303 clientes da empresa citada. Como resultado da análise das variáveis estudadas chegou-se à conclusão de que os consumidores se mostraram satisfeitos com os serviços e produtos ofertados pelo estabelecimento. Ressalta-se que eles acreditam que o preço que pagam por estes produtos é justo, percebe-se que os clientes preferem pagar um preço menor, por um produto de qualidade inferior e que a empresa precisa estar sempre muito antenada as novidades do mercado, pois a variação do mix de produtos e fundamental para seus clientes comprem com constância. Assim, conclui-se que apesar de satisfeitos ainda é preciso estimular a fidelização do cliente e desenvolver um mix de marketing.

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Publicado

2016-10-29

Edição

Seção

Artigos Científicos