Análise da Motivação dos Colaboradores do Batalhão de Operações Policiais Especiais - BOPE
DOI:
https://doi.org/10.20401/rasi.3.1.127Palavras-chave:
Motivação, Motivação. BOPE. Identidade organizacional., Identidade organizacional, CulturaResumo
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) constitui-se na força de intervenção tática da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), e é formado por um corpo de colaboradores com alto preparo técnico, tático e psicológico. O objetivo desse estudo foi analisar os fatores motivacionais dos policiais de operações especiais e os aspectos inerentes à identidade e cultura do BOPE. Revisaram-se as principais teorias de motivação (Herzberg; Maslow; McGregor; McClelland) com foco no campo da Administração Pública. Adotou-se uma abordagem qualitativa, estudo de caso e pesquisa exploratória. Realizaram-se entrevistas em profundidade, conduzidas a partir de um roteiro semiestruturado desenvolvido com base na revisão de literatura. Os resultados indicaram que a confiança e a força do vínculo estabelecido entre os policiais constituem-se no principal fator motivacional e permeiam os valores praticados. A partir dos resultados foi possível notar limitações nas teorias motivacionais para que fosse possível compreender o fenômeno motivacional no objeto estudado. Pôde-se notar a importância da identidade e da cultura organizacional atrelada à qualidade do vínculo entre os colaboradores e ao valor que o cumprimento das missões representa para eles. O estudo destacou limitações e sugeriu proposições para avanços.
Downloads
Referências
Barracho, L. P. P. (2013). Motivação e satisfação dos colaboradores: O caso do Grupo Somitel (Master's thesis, FEUC).
Bedran Junior, P. E., & Oliveira, J. L. C. de. (2009). Motivação no Trabalho: Avaliando Ambiente Organizacional. In: Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 5. Rio de Janeiro.
Bope. (2015). Site Oficial do Batalhão de Operações Policiais Especiais. Recuperado em 26 de fevereiro de 2015, de: http://www.bopeoficial.com/
Lakatos, E. M. (2010). Fundamentos de Metodologia Científica. 7a ed., São Paulo: Atlas.
Lopes, M. C., & Filho, G. I. R. (2004). A motivação humana no trabalho: o desafio da gestão em serviços de saúde pública. Revista de Administração, (39)1, 62-75.
Mello, M. C. D. (2012). Análise da motivação dos servidores públicos da divisão de habilitação do DETRAN/RS. (Trabalho de Conclusão de Curso). Escola de Administração do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.
Nars, F. C. F., Ferreira, M. A. D. A., & Fischer, A. L. (2013). A motivação do homem para o trabalho: um estudo sobre o impacto da crise econômica mundial. Revista de Administração da UFSM, 6(2), 333-352.
Nascimento, I. M. D. (2009). Identidade organizacional e comunicação interna: explorando um pouco os temas. Revista Mediação, 10(09).
Pinheiro Neto, A. (2013). A competência essencial do BOPE: uma análise exploratória (Doctoral dissertation).
Pires, J. C. D. S., & Macedo, K. B. (2006). Cultura organizacional em organizações públicas no Brasil. RAP Rio de Janeiro, 40(1), 81-105.
Rodrigues, W. A., Neto, M. T. R., & Gonçalves Filho, C. (2014). As influências na motivação para o trabalho em ambientes com metas e recompensas: um estudo no setor público. Revista de Administração Pública, 48(1), 253-274.
Storani, P. (2008). Vitória sobre a morte: a glória prometida. O “rito de passagem” na construção da identidade dos Operações Especiais do BOPE. Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal Fluminense.
Vieira, C. B., Boas, A. A., Andrade, R. O., & Oliveira, E. R. (2011). Motivação na Administração Pública: considerações teóricas sobre a aplicabilidade dos pressupostos das teorias motivacionais na esfera pública. Revista ADMpg Gestão Estratégica, (4)1, 1-18.
Zago, C. C. (2013). Cultura Organizacional: Formação, Conceito E Constituição. Sistemas & Gestão, 8(2), 106-117.
Zanini, M. T. F., Migueles, C. P., & Santos, M. C. C. (2014). A ponta da lança. 1a ed., Rio de Janeiro: Elsevier.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A RASI, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista de Administração Sociedade e Inovação (RASI) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na RASI são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da RASI estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.