Empreendedorismo feminino sob três epistemologias distintas

revisão sistemática qualitativa da literatura

Authors

  • Joiceli dos Universidade Positivo
  • Fabio Vizeu Universidade Positivo
  • Jaiane Aparecida Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20401/rasi.10.3.856

Keywords:

Empreendedorismo feminino, Epistemologia, Gênero

Abstract

O objetivo deste trabalho foi analisar como os artigos sobre empreendedorismo feminino podem ser enquadrados considerando o olhar de três epistemologias distintas: a funcionalista, a fenomenológica e a teoria crítica, visando ampliar o debate sobre empreendedorismo e gênero. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática qualitativa da literatura na base de dados Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL), no período de 2012 a 2022. Após triagem, foram identificados 67 artigos, sendo 51 trabalhos categorizados como funcionalistas, quatro como de perspectiva fenomenológica, 10 artigos classificados como tendo feito uso da perspectiva crítica e dois não foram enquadrados nesta pesquisa porque fizeram uso de outras abordagens epistemológicas, como o pós-modernismo e a teoria sócio-histórica. Como resultados, foram percebidas algumas incongruências em diversos trabalhos, como o fato de se apresentar com uma epistemologia e se utilizar de ferramental de outra. Essa questão talvez possa ser explicada pela hegemonia do funcionalismo, o que requer cuidado no desenvolvimento de trabalhos de outras perspectivas, como a fenomenologia e a teoria crítica, que são importantes para se superar as ausências epistemológicas. Neste contexto, ficam evidentes os equívocos epistemológicos e a necessidade de expandir os olhares para se superar certas lacunas analíticas. Sendo assim, conclui-se que as pesquisas no campo do empreendedorismo no que tange aos estudos de gênero, carecem de abordagens distintas da abordagem dominante, o que pode estar enviesando os achados amplamente aceitos pela comunidade acadêmica, destoando da realidade enfrentada pelas mulheres no mercado.

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Author Biography

Jaiane Aparecida Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus de Naviraí.

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Published

2024-09-04

Issue

Section

Scientific papers