Reason or Emotion?

Neuromarketing, Gender Relations and Consumer Behavior

Authors

  • MARÍLIA DIAS OLIVEIRA DA SILVA UFPI
  • Leonardo Victor de Sá Pinheiro UFPI https://orcid.org/0000-0001-8846-9994
  • Juliana Carvalho de Sousa UFPI
  • Thyciane Santos Oliveira Pinheiro UESPI

DOI:

https://doi.org/10.20401/rasi.9.3.746

Keywords:

Neuromarketing, Advertising, Consumer behavior, Feminine gender, Male gender

Abstract

Understanding what goes through the minds of consumers is a strategic point for companies. Neuromarketing is a study that has provided a better understanding of human behavior, making it possible to identify factors that impact individuals when they have relied on brands, products or viewing advertisements. Therefore, the general objective of this research was to investigate the behavioral similarities and differences between men and women in the face of stimuli arising from neuromarketing applications. For this, a quanti-quali descriptive research was carried out, 42 individuals participated (21 men and 21 women) located in the Northeast and Southeast regions of the country The main results found show that both guidelines, reason and emotion, are the main factors that guide the purchase process of the female and male gender when purchasing a product. In addition, it was also possible to observe that women were more influenced by watching commercials and advertisements than men. The relevance of this research is given as it is possible to understand how consumers, whether female or male, behave in the face of marketing strategies, the media and advertising actions. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leonardo Victor de Sá Pinheiro, UFPI

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Bacharel em Administração pela mesma IES. Professor efetivo do curso de Administração da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CAFS) e do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UFPI). Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) em Gestão e Sustentabilidade (GESUS). Desenvolve pesquisas no âmbito das ciências administrativas relacionadas aos seguintes temas: Gestão de pessoas e Comportamento Organizacional, Gestão Social, Administração Pública, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Psicologia Ambiental, Nomofobia e Gestão na Saúde. 

Juliana Carvalho de Sousa, UFPI

Doutora em Administração pela Universidade Potiguar (UNP). Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança Organizacional, pela Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ), e Graduada em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Atualmente é docente na Universidade Federal do Piauí (UFPI), além de ser membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - INEP. Possui experiência como consultora na área de Gestão de Pessoas. Além de possuir experiência com tutoria no ensino EAD. Como pesquisadora, tem autoria e co-autoria em artigos de cunho nacional e internacional, livros e capítulos de livros. Áreas de interesse: Gestão de Pessoas, Estudos Organizacionais e Marketing Digital. Editora de seção da Revista Gestão e Contabilidade da UFPI.

Thyciane Santos Oliveira Pinheiro, UESPI

Doutoranda em Administração pela Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Potiguar (UNP). Especialização em Gestão de Marketing pelo Centro Universitário SENAC/SP e Graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Estácio de Sá. Exerceu o cargo de professora substituta na Universidade Federal do Piauí (UFPI) por dois anos e atualmente é professora da Universidade Estadual do Piuí (UESPI) e da Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF). Vasta experiência em cargos de gestão, atuando durante 9 anos em grandes empresas nacionais e multinacionais do setor bancário. Desenvolve e possui interesse em pesquisas relacionadas aos seguintes temas: Experiência do consumidor nas redes sociais, Marketing e Nomofobia. Além disso, possui empresa totalmente online onde desenvolve cursos sobre leitura e escrita científica.

References

Alsharif, A. H., Md Salleh, N. Z., Baharun, R., & Rami Hashem E, A. (2021). Neuromarketing research in the last five years: a bibliometric analysis. Cogent Business & Management, 8(1), 1978620.

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. (70. ed.). São Paulo: Almedina Brasil.

Batista, L. L., Rodrigues, C. D. R., Brizante, J. G., & Franchesci, R. (2008). Aspectos cognitivos da percepção na propaganda. Ciências & Cognição, 13(3), 137-150.

Bianchin, G. L., & Druzian, R. (2020). As estratégias de neuromarketing e as possíveis influências no comportamento das gerações Y e Z: Um estudo de caso da Coca-Cola. Revista de Administração Dom Alberto, 7(10), 124-159.

Brastemp. (01 de maio de 2021). Brastemp Compartilhada Youtube [Vídeo]. Youtube. https://youtu.be/9pFc_3-niZg.

Bridger, D. (2018). Neuromarketing: como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores. (1. ed.). São Paulo: Autêntica Business.

Camargo, P. (2009). Neuromarketing: Descodificando a mente do consumidor. Portugal: Edições IPAM.

Colaferro, C. A., & Crescitelli, E. (2014). A Contribuição do Neuromarketing para o Estudo do Comportamento do Consumidor. Brazilian Business Review, 11, 130-153.

Edeka. (28 de novembro de 2015). EDEKA Weihnachtsclip - #heimkommen [Vídeo]. Youtube. https://youtu.be/V6-0kYhqoRo.

Falsarella, C. R. B. M., Oliveira, J. H. C. D., & Giraldi, J. D. M. E. (2017). The Influence of Celebrity Endorsement on Visual Attention: An Eye-Tracking Study in Brazil. Academy of Marketing Studies Journal, 21, 47-60.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. (6. ed.). São Paulo: Atlas.

Goulart, L. D., Gonçalves, V. V., Longo, L. B. F., Ventura, R. D. C. M. D. O., & Souza, R. A. D. (2019). A influência das redes sociais no processo de decisão de compra [Anais do Seminário]. In: Seminário Científico do UNIFACIG, (5). Minas Gerais: UNIFACIG.

Granato, L. A. C., & Pereira, P. F. P. (2011). Ainda existem consumidores fiéis?. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, 4(1), 9-18.

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I (2017). Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Sextante.

Kotler, P., Wong, V., Saunders, J., & Armstron, G. (2007). Principles of Marketing. England: Pearson Education Limited.

Lee, N., Broderick, A. J., & Chamberlain, L. (2007). What is ‘neuromarketing’? A discussion and agenda for future research. International journal of psychophysiology, 63(2), 199-204. https://doi.org/10.1016/j.ijpsycho.2006.03.007.

Lepre, T. R. F., Santos, G. T. D., Ricci, K. C. P., & Lepre, L. R. (2017). Neuromarketing – técnicas utilizadas por supermercados brasileiros. South American Development Society Journal, 2(5), 115-128.

Lima, L. D. S., Machado, J. A., Melo, P. G. S. D., & Neves, A. P. (2016). O uso do neuromarketing na formulação das estratégias de comunicação: O caso de uma indústria de pequeno porte em Boa Vista-RR [Anais do Simpósio]. In: V Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade. São Paulo: V SINGEP.

Mashrur, F. R., Rahman, K. M., Miya, M. T. I., Vaidyanathan, R., Anwar, S. F., Sarker, F., & Mamun, K. A. (2022). An Intelligent Neuromarketing System for Predicting Consumers’ Future Choice from Electroencephalography Signals. Physiology & Behavior, 113847.

Morin, C. (2011). Neuromarketing: a nova ciência do comportamento do consumidor. Sociedade, 48 (2), 131-135. https://doi.org/10.1007/s12115-010-9408-1.

Mozzato, A. R., & Grzybovski, D. (2011). Análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos no campo da administração: potencial e desafios. Revista de Administração Contemporânea, 15, 731-747. https://doi.org/10.1590/S1415-65552011000400010.

Neto, J. B. S., Dias, T. F., & Alexandre, M. L. (2010). Mapeando fundamentos do constructo neuromarketing com profissionais de empresas de publicidade. Revista Pretexto, 11(40), 27-55.

ODA, L. (2013). A Influência do Neuromarketing no Entendimento do Comportamento do Consumidor e na Área da Comunicação. Dissertação de Especialização, Programa de Pós-graduação em pesquisa de mercado aplicada em comunicações, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Oliveira, A., & Oliveira, T. (2011). Elementos de estatística descritiva. Lisboa: Universidade Aberta.

Pereira, E. (2018). Perspectiva da Neurociência em Comunicação. Revista Estudos em Comunicação, 1(27), 39-51. https://doi.org/10.20287/ec.n27.v1.a03.

Pires, S. P. (2016). Neuromarketing e as influências no comportamento do consumidor. Monografia (Bacharelado em Tecnologia em Processos Gerenciais - Instituto Federal de São Paulo, São Carlos.

Poio, G. M., Trigueiro, F. M. C., & Leite, D. B. (2018). Fatores que influenciam a escolha de marcas e o comportamento de compra de consumidores do segmento de moda em Cuiabá-MT: similaridades e diferenças entre gêneros. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, 2(1), 84-103. https://doi.org/10.30781/repad.v2i1.6204.

Ribeiro, B. L. (2014). Uma análise do Neuromarketing pela perspectiva de especialistas [Anais do Simpósio]. In: XI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Rio de Janeiro: XI SEGET.

Santos, A. I. D., & Cândido, D. (2017). Por um conceito de Propaganda e Publicidade: divergências e convergências. SEMPESq-Semana de Pesquisa da Unit-Alagoas, (5).

Shigaki, H. B., Gonçalves, C. A., & Santos, C. P. V. D. (2017). Neurociência do Consumidor e Neuromarketing: Potencial de adoção teórica com a aplicação dos métodos e técnicas em neurociência. Revista Brasileira de Marketing, 16(4), 439-453. https://doi.org/10.5585/remark.v16i4.3427.

Vieira, E. V., Reis, Z. C. D., Matte, J., Miri, D. H., Chais, C., Ganzer, P. P., & Olea, P. M. (2020). Aplicabilidade das técnicas de neuromarketing em empresas de grande porte da Serra Gaúcha. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, 13(1), 3-26. https://doi.org/10.19177/reen.v13e120203-26.

Ullah, A., Baloch, G., Ahmed, A., Buriro, A. B., Junaid, A., Ahmed, B., & Akhtar, S. (2022). Neuromarketing Solutions Based on EEG Signal Analysis Using Machine Learning. International Journal of Advanced Computer Science and Applications, 13(1).

Underhill, P. (1999). Vamos às compras: a ciência do consumo. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda.

Published

2023-09-13

Issue

Section

Scientific papers