Use of Mobile Application Developed By Universities as Academic Management Support

Authors

  • Renan Felipe Brito Dantas Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Cristiane Xavier Galhardo Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Michely Correia Diniz Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.20401/rasi.9.2.720

Keywords:

Academy, App, Intellectual Property

Abstract

Technological evolution influences practically all areas of society, in parallel with the advancement of cell phones through smartphones. In addition, the use of applications, or Apps, has facilitated several processes for its users. Several institutions are dedicated to creating applications, including companies, government agencies and universities. The present work aimed to bring the scenario of mobile applications developed by Federal Universities in Brazil. For this, a survey of these institutions in the country was carried out and the apps developed by them were identified. The data were obtained from searches in the Google Play Store and the National Institute of Industrial Property – INPI databases. The results were organized according to the ordering of applications by federative unit and division into groups, to analyze their functions and identify possibilities for innovation. A total of 200 apps were identified, only 13 (6.5%) are registered with the INPI. The lower concentration (7.5%) of apps published by Universities in the North region is notable, while in the Southeast region there is a greater proportion (28%), whereas the Northeast region is responsible for 21%. Among the Apps found, those that show academic and administrative information from universities are the most popular among users, however, copyright protection through registration with the INPI, as intellectual property assets, is still low. The area is still little explored in research, considering the low amount of works on the subject.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cristiane Xavier Galhardo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Bacharelado em Química Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (1995), graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1995), doutorado em Ciências na área de concentração de Química Analítica (2001) pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado (2003) em Química Analítica pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura, CENA, USP, Piracicaba. Professora Associada I no Colegiado de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Métodos Óticos de Análise, com atenção a técnica espectrofotométrica e quimiluminescência associada a sistemas de Análise por Injeção em Fluxo (FIA), Análise por Injeção Sequencial (SIA) e Multicomutação e Amostragem Binária. Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, PROFNIT.

Michely Correia Diniz, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Cïências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2004). Concluiu o Mestrado em Genética na Universidade Federal de Pernambuco com ênfase em Genética Molecular (2007). Concluiu o Doutorado em Biotecnologia (2011). É Professora Associada da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF -, atuando nas áreas de Genética Molecular, Biologia Evolutiva, Biotecnologia e Bioinformática. Atualmente é Professora Colaboradora do Programa Profissional de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação – PROFNIT

References

AL-MASHHADANI, M. A.; AL-RAWE, M. F. The future role of mobile learning and smartphones applications in the Iraqi private universities. Smart Learn. Environ. 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1186/s40561-018-0077-7>. Acesso em 26 jan. 2022.

ALDRICH, A. Universities and libraries move to the mobile web. 2010. Disponível em: <https://er.educause.edu/articles/2010/6/universities-and-libraries-move-to-the-mobile-web>. Acesso em 26 jan. 2022.

BANOS. O; et al. Design implementation and validation of a novel open framework for agile development of mobile health applications. 2014. Disponível em <https://biomedical-engineering-online.biomedcentral.com/track/pdf/10.1186/1475-925X-14-S2-S6.pdf>. Acesso em 26 jan. 2022.

BARBOSA, F. R. dos S; et al. Análise Exploratória dos Registros de Softwares do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) de 2018 a 2020. Conjecturas, Belém, v. 22, n. 1, p. 765-777, jan. 2022. Disponível em: <http://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/540/411>. Acesso em: 27 abr. 2022.

BARRA, D. C. C; et al. Métodos para desenvolvimento de aplicativos móveis em saúde: Revisão integrativa da literatura. Texto e contexto – enferm, Florianópolis, v. 26, n. 4 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/tce/a/M3ZvQ3YrvbBb4p7n749JwLv/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 26 abr. 2022.

BRASIL. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). 2019. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101794_informativo.pdf>. Acesso em: 26 jan. 2022.

BRASIL. Entidades vinculadas. 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/mec/pt-br/estrutura-organizacional/entidades-vinculadas>. Acesso em: 26 jan. 2022.

BRASIL. Governo Federal inicia projeto que disponibilizará aplicativo mobile com as informações da trajetória do estudante. 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/pt-br/noticias/educacao-e-pesquisa/2021/12/governo-federal-inicia-projeto-que-disponibilizara-aplicativo-mobile-com-as-informacoes-da-trajetoria-do-estudante>. Acesso em: 18 abr. 2022.

BRASIL. Conecte SUS Cidadão. 2022. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/conecte-sus>. Acesso em: 18 abr. 2022.

CAMPOS, A. C de; DENIG, E. A. Propriedade intelectual: uma análise a partir da evolução das patentes no Brasil. Revista Faz Ciência, v. 13, n. 18, p. 97-120. 2011. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7977/6700>. Acesso em: 26 abr. 2022.

CARVALHO, B. G. de; TONELLI, D. F. Limites e Possibilidades do Marco Legal da CT&I de 2016 para as Instituições Científicas e Tecnológicas do Brasil. Revista de Administração, Sociedade e Inovação. v. 6, n. 2, p. 06-24. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.20401/rasi.6.2.356>. Acesso em: 26 de abr. de 2022.

CARVER, C.; KENNEDY, R.; JONES, D. A mental health app: how a health promoting univestiry improved access for students and empolyees. 2021. Disponível em: <https://er.educause.edu/articles/2021/4/a-mental-health-app-how-a-health-promoting-university-improved-access-for-students-and-employees>. Acesso em: 26 jan. 2022.

COSTA, A.; PILLATI, L. A.; SANTOS, C. B. Inovação, desenvolvimento e transferência de tecnologia em universidade clássica e tecnológica: comparação entre UFABC e UTFPR. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 26, n. 02, p. 347-376, jul. 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/aval/a/xPtMMXG3JzJwsvxVDHvs4Ht/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 27 abr. 2022.

CURBANI, A. C. A importância do registro e proteção do software no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI. 2021. Disponível em: <https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/21068/1/TCC%20II.pdf>. Acesso em: 27 de abr. de 2022.

DE WITT, C.; GLOERFELD, C. Mobile Learning and Higher Education. In: KERGEL, D.; HEIDKAMP, B.; TELLÉUS, P.; RACHWAL, T.; NOWAKOWSKI, S. The Digital Turn in Higher Education. Springer VS, Wiesbaden, p. 61-79. 2018. Disponível em <https://doi.org/10.1007/978-3-658-19925-8_6>. Acesso em: 26 jan. 2022.

DIAS, G. A. de F; et al. A Prestação de Serviços Públicos pelo Governo Eletrônico: Uma Análise da Produção Científica Internacional. Revista de Administração, Sociedade e Inovação. v. 5, n. 3, p. 55-74. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.20401/rasi.5.3.294>. Acesso em: 28 mai. 2022.

GOEL, A. Computer Fundamentals. New Deli: Pearson, 2010. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=zyOYs2EqZDgC>. Acesso em: 26 abr. 2022.

GOOGLE. Ver as Estatísticas do App. 2022. Disponível em: <https://support.google.com/googleplay/android-developer/answer/139628>. Acesso em: 11 mai. 2022.

GHOSE, A.; Han, S. P. Estimating Demand for Mobile Applications in the New Economy. Management Science, v. 60, n. 6, p. 1470-1488. 2014. Disponível em <https://doi.org/10.1287/mnsc.2014.1945>. Aceso em: 26 abr. 2022.

INPI. Indicadores de Propriedade Industrial. 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/inpi/pt-br/acesso-a-informacao/boletim-mensal/arquivos/documentos/indicadores-2020_aecon_vf-27-01-2021.pdf >. Acesso em: 27 abr. 2022.

KLEIN, D. R.; CANEVESI, F. C. S.; FEIX, A. R.; GRESELE, J. F. P.; WILHELM, E. M. de S. Tecnologia na educação: evolução histórica e aplicação nos diferentes níveis de ensino. EDUCERE – Revista da Educação, Umuarama, v. 20, n. 2, p. 279-299. 2020. Disponível em: <https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/download/7439/3979>. Acesso em: 26 jan. 2022.

LOPES, L. G. Plano de negócio para o desenvolvimento deum aplicativo móvel B2C para o mercado de casamento. 2016. Disponível em: <https://bdm.unb.br/bitstream/10483/15084/1/2016_LoyaneGoncalvesLopes_tcc.pdf>. Acesso em: 26 jan. 2022.

MASCARENHAS, A. Aplicativo de colaboração de usuários para avaliação e medição de resultados de serviços em instituições públicas de ensino. 2021. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação – PROFNIT) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, PA, 2021. Disponível em: <https://profnit.org.br/wp-content/uploads/2021/01/ADISON-MASCARENHAS-TCC.pdf>. Acesso em: 26 jan. 2022.

MEDEIROS, G. C. Desenvolvimento de protótipo funcional de agenda acadêmica com a colaboração de estudantes universitários. 2021. Disponível em: <https://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/6001/1/Gabriela%20Cordova%20Medeiros%20-%202021.pdf>. Acesso em: 18 abr. 2022.

MEDEIROS, G. C; et al. Grau de inovação das ICT da região nordeste a partir da produção dos programas de computador registrados. Gestão do Conhecimento e Inovação. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2019. p. 24-32 Disponível em: <https://www.poisson.com.br/livros/conhecimento/volume10/Gestao_do_conhecimento_e_Inovacao_vol10.pdf#page=24>. Acesso em: 27 abr. 2022.

MENEZES, I. T. Percepção dos discentes de graduação do campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe na adoção do aplicativo ‘EUFS Aluno’. 2019. Disponível em: <https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/12414/2/Iuri_Teixeira_Menezes.pdf>. Acesso em: 26 jan. 2022.

NAOE, A. E. Aplicativos da USP facilitam o dia a dia dentro e fora da Universidade. Disponível em: <https://jornal.usp.br/universidade/universidade-aplicativos/>. Acesso em: 18 abr. 2022;

NAU. NORTHER ARIZONA UNIVERSITY. NAUGo – Built for Students - By Students. 2022. Disponível em: <https://in.nau.edu/naugo/>. Acesso em: 18 abr. 2022.

SILVA, M. M.; SANTOS, T. T. P. Os Paradigmas de Desenvolvimento de Aplicativos para Aparelhos Celulares. Tecnologias, Infraestrutura e Software, São Carlos, v. 3, n. 2, p. 162-170, mai-ago. 2014. Disponível em: <http://www.revistatis.dc.ufscar.br/index.php/revista/article/download/86/80>. Acesso em: Acesso em: 26 jan. 2022.

THE PRINT. First of its kind mobile app lauched for Khelo India University Games. 2022. Disponível em: <https://theprint.in/sport/first-of-its-kind-mobile-app-launched-for-khelo-india-university-games/921398/>. Acesso em: 18 abr. 2022.

UA. THE UNVERSITY OF AKRON. The UA Mobile App – The digital hub for life at UA. 2022. Disponível em < https://www.uakron.edu/mobile/>. Acesso em: 18 abr. 2022.

UH. UNIVERSITY OF HUSTON. UHGo – The ultimate easy button. 2022. Disponível em: <https://uh.edu/go/>. Acesso em: 18 abr. 2022.

UCSF. UNIVERSITY OF CALIFORNIA – SÃO FRANCISCO. UCSF Mobile App. 2022. Disponível em: <https://campuslifeservices.ucsf.edu/bts/services/ucsf_mobile_app>. Acesso em: 18 abr. 2022.

VELLEI, C. Estudantes da UFC criam app de celular para integrar alunos na universidade. 2017. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/coluna/melhores-faculdades/estudantes-da-ufc-criam-app-de-celular-para-integrar-alunos-na-universidade>. Acesso em: 20 abr. 2022.

WANG, H.; LI, H.; GUO, Y. Understanding the Evolution of Mobile App Ecosystem: A Logitudinal Measurement Study of Google Play. In: World Wide Web Conference 2019. p. 1988-1999. 2019. Disponível em: <https://dl.acm.org/doi/pdf/10.1145/3308558.3313611>. Acesso em: 26 abr. 2022.

Published

2023-05-01

Issue

Section

Scientific papers