Inovação de Valor e Sistemas de Informação no Setor Público

estudo em programas de pós-graduação de universidades federais brasileiras

Autores

  • Teresa Cristina Monteiro Martins UFLA

DOI:

https://doi.org/10.20401/rasi.8.3.555

Palavras-chave:

inovação, universidades, inovação interna, fatores críticos de sucesso, inovação de valor, oceano azul

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção de inovação de valor gerada pela adoção e uso de um Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA em Universidades Públicas Brasileiras.

Método: Trata-se de uma pesquisa aplicada, com objetivo exploratório-descritivo e abordagem multicasos quantitativa, envolvendo 15 universidades e 815 questionários elaborados com base no “radar da inovação de valor no setor público”, proposto por Martins et al. (2019).

Resultados: Como resultado, tem-se a análise da inovação percebida por usuários do módulo "pós-graduação" do SIGAA em relação à acessibilidade, usabilidade, motivação, utilidade, presteza, satisfação, economia, governança, organização, impacto social, confiança e cultura.

Conclusões: Concluiu-se que: i) os usuários, em sua maioria, percebem o sistema como uma simples ferramenta de automação de trabalho manual; ii) “Utilidade” é o fator que mais contribui para a percepção de inovação de valor; e iii) deve-se priorizar o redesenho de processos e módulos visando melhorias referentes à usabilidade, acessibilidade e motivação.

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Publicado

2022-09-01

Edição

Seção

Artigos Científicos