A importância da inclusão da variável ambiental na gestão portuária

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20401/rasi.3.2.168

Keywords:

Gestão Ambiental Portuária, Variável Ambiental na Gestão Portuária, Atividade Portuária, Impactos Ambientais Negativos

Abstract

Após repercussões mundiais dos impactos ambientais negativos causados pela instalação, operação e manutenção de grandes projetos, organismos internacionais financiadores passaram a recomendar aos países a inclusão de estudos da Avaliação de Impactos Ambientais nas suas solicitações de financiamento. No Brasil, instituiu-se o processo de licenciamento ambiental segundo o qual vários empreendimentos entre os quais os Portos são obrigados a desenvolver os mencionados estudos. Complementando esses, e como base para alcançar a sustentabilidade, vários empreendimentos estão adotando um sistema de gestão ambiental tendo como base três elementos fundamentais, descrição das diversas instalações que os constituem, os componentes ambientais presentes e as atividades desenvolvidas e o elenco de possíveis impactos ambientais negativos no local. Estes três elementos permitem alinhavar um sistema de Gestão Ambiental o complementando com medidas mitigadoras, programas de qualidade e plano de contingência. O objetivo deste estudo, de natureza teórica e descritiva embasado em análise documental consiste em apresentar os três elementos mencionados para o setor portuário brasileiro. O estudo permitiu concluir que a viabilização da gestão ambiental nos portos foi, e ainda é, um desafio, pela complexidade e importância do setor e pelo fato da variável ambiental ter sido  incorporada tardiamente tornando o assunto delicado de se contornar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Cristina Fogliatti de Sinay, Universidade do Grande Rio-UNIGRANRIO

Possui graduação em Matemática pelo Instituto de Matemáatica,Astronomia y Fisica ,da Universidad Nacional de Cordoba ,Argentina(1971), Master In Arts pelo Queens College da City University of New York ,USA ,(1975) e PhD em Applied Mathematics pelo Graduate Center da City University of New York ,USA ,(1978). Fez pós-doutorado na Universidade de California,campus Sao Diego,USA,1989-1990. Foi professora titular do Instituto Militar de Engenharia no Mestrado em Engenharia de Transportes( nov 1981- abril de 2010). Atualmente é professora doutora na Escola de Ciências Sociais ,Mestrado em Administraçao da UNIGRANRIO. Tem experiência nas áreas de Matemática,Pesquisa Operacional, Probabilidade e Estatística, e Meio Ambiente com ênfase na aplicação de modelos,sistemas,teorias,heurísticas e gestão ambiental em problemas de transportes(planejamento e operação) Ë pesquisadora do CNPq ,consultora Ad-Hoc do CNPq,Capes,Faperj,Fundação Araucaria. Fez parte do Conselho Editorial da Revista Militar de Ciência e Tecnologia.Atuou como co- Editora da Revista de Transportes e Diretora Executiva da Associação Nacional de Pesquisas e Ensino de Transportes no periodo jan 2007-dez 2008. É autora de três livros editados pela Interciência nas áreas de Teoria de Filas e Meio Ambiente.Tem participado e publicado trabalhos científicos em Congresos Nacionais e Internacionais ,assim como em períodicos da área e em bancas de dissertações e tesis e Concursos Públicos em Universidades Federais do Pais onde também tem proferido palestras a convite.

Sabrina Diogenes de Carvalho, Ministério dos Transporte de Quebec-Canadá

MSc. Engenharia de Transporte pelo Instituto Militar de Engenharia- IME Rio de Janeiro - Brasil, 2008.

Técnica em Engenharia Civil no Ministério dos Transporte de Quebec-Canadá

Iluska Lobo Braga, Universidade do Grande Rio-UNIGRANRIO

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração Universidade do Grande Rio-UNIGRANRIO, Rio de Janeiro-Brasil

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (2015)

Professora da Faculdade de Rondônia.

References

Almeida, S. R. (2004). Subsídios para o gerenciamento ambiental de projetos de dragagem em portos. Rio de Janeiro : Instituto Militar de Engenharia. 190p.: il.

ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários (2007) Desempenho Portuário. Disponível em: http://www.antaq.gov.br/novositeAntaq/default.asp#. Acesso em março de 2007.

ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários (2007) Situação dos portos quanto ao licenciamento. Disponível em: http://www.antaq.gov.br/novositeantaq/GestaoAmbiental/Relatorio.pdf. Acesso em março de 2007.

Companhia Docas do Rio de Janeiro. (2002) Projeto de Dragagem no Canal de Acesso e das Bacias de Evolução dos Terminais do Porto do Rio de Janeiro e de Niterói – Estudo de Impacto Ambiental. Rio de Janeiro, 2002. 309 p. il.

Lei nº 8.630, de 25 de fevereiro de 1993. (1993) Dispõe sobre o regime jurídico da exploração dos portos organizados das instalações portuárias e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, Seção 1, página 235, fevereiro 1993.

Lei nº 6.938, de 31 de agosto 1981. (1981) Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 02 de setembro 1981.

Constituição da República Federativa do Brasil (1988) – Brasília, DF : Senado Federal.

Carvalho, S. D. (2008) Processo de Licenciamento Ambiental de Pólos Geradores de Viagens: O caso portuário. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes), Rio de Janeiro, Instituto Militar de Engenharia.

Diaz, M. N. (2002) Explotación portuaria. Consideraciones ambientales. Madrid: III Master en Ingeniería de Puertos y Costas.

Fogliatti, M. C., Campos, V. B. G., Ferro, M. A. C., Sinay, L., & cruz, I. (2011) Sistema de Gestão Ambiental para empresas. 2. Ed. Rio de Janeiro: Interciência. 150 p. ISBN 978.85.7193.257.9

Fogliatti, M. C, Filippo, S., & Goudard, B. (2004) Avaliação de Impactos Ambientais: Aplicação aos Sistemas de Transporte. Editora lnterciência: Rio de Janeiro.

Guedes, L. F.O. (2005). Subsídios para a implantação do sistema de gestão ambiental em portos organizados. Rio de Janeiro : Instituto Militar de Engenharia, 2005. 176 p.: il.

IAPH, The International Association of Ports and Harbors. (1991) Guidelines for Environmental Planning and Management in Ports and Costal Area Development.

Kitzman, D.; & Asmus, M.. (2006) Gestão Ambiental Portuária: Desafios e Possibilidades. RAP-Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro 40 (6): 1041-60, Nov./Dez.

Koelher, P. H. W.; & Asmus, M. L. (2010) Gestão Ambiental Integrada em Portos Organizados: uma análise baseada no caso do porto de Rio Grande, RS-Brasil. Revista da Gestão Costeira Integrada. Journal of Integrated Coastal Zone Management 10 (2): 201-215

Maia, M. L. A.; Moraes, E. B. A. de; Sinay, M. C. F.; & Cunha, R.F. de F. (2010) Licenciamento de Pólos Geradores de Viagens no Brasil. Transportes, v. 18, p. 17-26.

Multiservice engenharia ltda. (1997) Projeto de Dragagem do Canal de Acesso ao Porto de Sepetiba – Estudos de Impacto Ambiental. Companhia Docas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 130 p. il.

Pereira, G. (2001) Adequabilidade e Alocação de Equipamentos em Terminais Multimodais de Contêineres. Dissertação (Mestrado em Engenharia Transportes) Instituto Militar de Engenharia. Rio de Janeiro.

Porto M., Teixeira S. (2002) Portos e Meio Ambiente. Aduaneiras.

Rato, J. L.D. (2002) Terminales de graneles sólidos. Madrid: III Master en Ingeniería de Puertos y Costas.

Tavares, M. L.S. (2001) Proposta de Aplicação do QFD à Gestão Ambiental de Terminais Portuários de Petróleo e Derivados. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção. Rio de Janeiro: COPPE-UFRJ, novembro.

Sustentabilidade Portuária não se Resume apenas à Boa Política Ambiental. (2010) Revista Santos Modal. Edição 42. p. 22-24, ago/set.

Valle, C. E. (2002) Qualidade Ambiental: ISO 14000. 4ª Ed. revisada e ampliada, Editora SENAC. São Paulo.

Viterbo Junior, E. (1998) Sistema Integrado de Gestão Ambiental: Como implementar um sistema de gestão que atenda à Norma ISO 14000, a partir de um sistema baseado na norma ISO 9000, dentro de um ambiente de GQT. Editora Aquariana. São Paulo.

Published

2017-12-12

Issue

Section

Scientific papers