A importância da inclusão da variável ambiental na gestão portuária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20401/rasi.3.2.168

Palavras-chave:

Gestão Ambiental Portuária, Variável Ambiental na Gestão Portuária, Atividade Portuária, Impactos Ambientais Negativos

Resumo

Após repercussões mundiais dos impactos ambientais negativos causados pela instalação, operação e manutenção de grandes projetos, organismos internacionais financiadores passaram a recomendar aos países a inclusão de estudos da Avaliação de Impactos Ambientais nas suas solicitações de financiamento. No Brasil, instituiu-se o processo de licenciamento ambiental segundo o qual vários empreendimentos entre os quais os Portos são obrigados a desenvolver os mencionados estudos. Complementando esses, e como base para alcançar a sustentabilidade, vários empreendimentos estão adotando um sistema de gestão ambiental tendo como base três elementos fundamentais, descrição das diversas instalações que os constituem, os componentes ambientais presentes e as atividades desenvolvidas e o elenco de possíveis impactos ambientais negativos no local. Estes três elementos permitem alinhavar um sistema de Gestão Ambiental o complementando com medidas mitigadoras, programas de qualidade e plano de contingência. O objetivo deste estudo, de natureza teórica e descritiva embasado em análise documental consiste em apresentar os três elementos mencionados para o setor portuário brasileiro. O estudo permitiu concluir que a viabilização da gestão ambiental nos portos foi, e ainda é, um desafio, pela complexidade e importância do setor e pelo fato da variável ambiental ter sido  incorporada tardiamente tornando o assunto delicado de se contornar.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Fogliatti de Sinay, Universidade do Grande Rio-UNIGRANRIO

Possui graduação em Matemática pelo Instituto de Matemáatica,Astronomia y Fisica ,da Universidad Nacional de Cordoba ,Argentina(1971), Master In Arts pelo Queens College da City University of New York ,USA ,(1975) e PhD em Applied Mathematics pelo Graduate Center da City University of New York ,USA ,(1978). Fez pós-doutorado na Universidade de California,campus Sao Diego,USA,1989-1990. Foi professora titular do Instituto Militar de Engenharia no Mestrado em Engenharia de Transportes( nov 1981- abril de 2010). Atualmente é professora doutora na Escola de Ciências Sociais ,Mestrado em Administraçao da UNIGRANRIO. Tem experiência nas áreas de Matemática,Pesquisa Operacional, Probabilidade e Estatística, e Meio Ambiente com ênfase na aplicação de modelos,sistemas,teorias,heurísticas e gestão ambiental em problemas de transportes(planejamento e operação) Ë pesquisadora do CNPq ,consultora Ad-Hoc do CNPq,Capes,Faperj,Fundação Araucaria. Fez parte do Conselho Editorial da Revista Militar de Ciência e Tecnologia.Atuou como co- Editora da Revista de Transportes e Diretora Executiva da Associação Nacional de Pesquisas e Ensino de Transportes no periodo jan 2007-dez 2008. É autora de três livros editados pela Interciência nas áreas de Teoria de Filas e Meio Ambiente.Tem participado e publicado trabalhos científicos em Congresos Nacionais e Internacionais ,assim como em períodicos da área e em bancas de dissertações e tesis e Concursos Públicos em Universidades Federais do Pais onde também tem proferido palestras a convite.

Sabrina Diogenes de Carvalho, Ministério dos Transporte de Quebec-Canadá

MSc. Engenharia de Transporte pelo Instituto Militar de Engenharia- IME Rio de Janeiro - Brasil, 2008.

Técnica em Engenharia Civil no Ministério dos Transporte de Quebec-Canadá

Iluska Lobo Braga, Universidade do Grande Rio-UNIGRANRIO

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração Universidade do Grande Rio-UNIGRANRIO, Rio de Janeiro-Brasil

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (2015)

Professora da Faculdade de Rondônia.

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Publicado

2017-12-12

Edição

Seção

Artigos Científicos