Adoção de Tecnologia na Organizacão: o caso de uma empresa brasileira do segmento de automação industrial
DOI:
https://doi.org/10.20401/rasi.3.1.141Keywords:
adoção de tecnologia, protocolo HART, automação industrialAbstract
Com a abertura dos processos de inovação nas empresas, a adoção de tecnologia passou a ser fundamental. No presente artigo, analisamos como uma organização do segmento de automação industrial toma decisões de adoção de tecnologia. Assim, buscamos identificar quais fatores foram considerados na tomada de decisão. Para tanto, o estudo de caso foi utilizado como método de pesquisa, tendo como técnica de coleta de dados a entrevista estruturada com o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da organização estudada. Como resultados, pôde-se verificar que o processo de adoção de tecnologia é realizado de forma conjunta, por um comitê técnico e de qualidade; que os esforços comerciais dos fornecedores não foram considerados no momento da adoção; que a decisão de adoção foi impulsionada principalmente pela consideração das características percebidas da inovação; o ambiente externo, mediante pressões competitivas a jusante na cadeia de valor, influenciou bastante a decisão de adoção; e também, que as características dos adotadores foram consideradas pela organização.
Downloads
References
Campomar, M. C. (1991). Do uso de “estudo de caso” em pesquisas para dissertações e teses em administração. Revista de Administração, São Paulo, 26(3).
Cassiolato, C. (2014). Hart sobre o Profibus. Artigo Técnico. SMAR Equipamentos Industriais. Recuperado em 15/11/2014, de: http://www.smar.com/brasil/artigo-tecnico/hart-sobre-o-profibus
Chesbrough, H. Open Innovation: The imperative for creating and profiting from technology. Harvard Business School Press.
Cooper, D. R., & Schindler, P. S. (2011). Métodos de Pesquisa em Administração. 10a ed., Porto Alegre: Bookman.
Frambach, R. T., & Schillewaert, N. (2002). Organizational innovation adoption: A multi-level framework of determinants and opportunities for future research. Journal of business research, 55(2), 163-176.
Gil, A. C. (1996). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.
Godoy, A. S. (1995). Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, 35(3), 20-29.
Kumpe, T., & Bolwijn, P. T. (1994). Toward the innovative firm—challenge for R&D management. Research-Technology Management, 37(1), 38-44.
Lunardi, G. L., Dolci, P. C., & Maçada, A. C. G. (2010). Adoção de tecnologia de informação e seu impacto no desempenho organizacional: um estudo realizado com micro e pequenas empresas. Revista de Administração, 45(1), 5-17.
Naranjo-Gil, D. (2009). The influence of environmental and organizational factors on innovation adoptions: Consequences for performance in public sector organizations. Technovation, 29(12), 810-818.
Neely, A., & Hii, J. (1998). Innovation and business performance: a literature review. The Judge Institute of Management Studies, University of Cambridge, 0-65.
Nemoto, M. C. M. O., Vasconcellos, E. P. G. D., & Nelson, R. (2010). The adoption of new technology: conceptual model and application. Journal of technology management & innovation, 5(4), 95-107.
Rogers, E. M. (2003). Diffusion of Innovations. 5a ed., New York: Free Press.
Thong, J. Y., & Yap, C. S. (1995). CEO characteristics, organizational characteristics and information technology adoption in small businesses. Omega, 23(4), 429-442.
Yin, R. K. (1994). Case Study Research: design and methods. EUA: Sage Publications.
Downloads
Published
Issue
Section
License
RASI, in accordance with Law No. 9,610 of February 19, 1998, which amends, updates and consolidates Brazilian copyright law and makes other provisions, adopts the following conditions of the Copyright Assignment:
1. RASI maintains, with the transfer of copyrights, the possession of rights over the content published;
2. The author retains his moral rights of the content, including the right to be identified as the author whenever the content is published;
3. Despite the attribution of copyright, the author retains the right to reuse the material in future collections of his own work without encumbrance. The acknowledgments of the previous publication in the RASI are the only requirements in such cases;
4. The author may make photocopies of the content, or distribute it by electronic mail or fax, provided that they are intended for their own classes and for the purpose of meeting research objectives, provided that: (a) such copies are not resold and (b) reference to the original source of the publication and the name of the RASI are clearly indicated on all copies made of the document.