Economia criativa sustentável na sociedade em rede

educação maker e ecossistema de inovação na rede federal de educação profissional científica e tecnológica

Autores

  • Úrsula Gomes Rosa Maruyama Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-8350-229X
  • Rodolpho da Cruz Rangel Instituto Federal do Espírito Santo
  • Rosângela Martins de Oliveira Instituto Federal do Tocantins
  • Aline Guimarães Monteiro Trigo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20401/rasi.10.3.871

Palavras-chave:

Economia Criativa, Sustentabilidade Ambiental, Educação Maker, Ecossistema de inovação

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar as relações entre a economia criativa, sustentabilidade ambiental, educação maker e o paradigma da Sociedade em Rede, a partir da perspectiva de um ecossistema de inovação. Como objeto de estudo, foi escolhida uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica que foi contemplada pelo Edital 35/2020 da Setec-MEC, que apoia a criação de laboratórios de prototipagem. Baseando-se em uma pesquisa bibliográfica, faz-se o mapeamento dos eixos norteadores das temáticas envolvidas neste artigo, a partir das principais literaturas, para correlacionar e analisar os produtos desenvolvidos e processos observados no espaço maker do estudo de caso no IFTO Gurupi. Dentre os resultados encontrados, destacam-se os produtos personalizados, a partir do uso de equipamentos e conhecimentos que caracterizam a educação maker e os preceitos da Economia Criativa. O estudo busca abrir caminhos e apresentar possibilidades, que dialoguem, também, com a inovação sustentável dada a dinâmica incessante de mudanças nas próprias estruturas da sociedade em rede.

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Biografia do Autor

Úrsula Gomes Rosa Maruyama, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro

Doutora em Ciência da Informação (PPGCI) do IBICT/UFRJ. Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE/CEFET-RJ) com a linha de pesquisa Inovação na Educação Tecnológica. Graduada em Administração Industrial pelo CEFET-RJ , MBA Gerenciamento de Projetos, especialização em Língua Inglesa, especialização em Gestão de Recursos Humanos e MBA Gestão Pública. Formada no ensino técnico do CEFET-RJ como eletrotécnica, estagiou no CEPEL/Eletrobras e trabalhou em multinacionais como ABB, Petroflex (Lanxess) e Shell. Morou 2 anos em Washington DC (E.U.A.) em intercâmbio cultural e ao retornar trabalhou 5 anos nas áreas de Logística Industrial e Negócios Grandes Contas da White Martins Gases Industriais. Professora temporária no curso técnico de Administração CEFET-RJ (2011-2013). Analista na Gerência de Controles Internos na BB Tecnologia e Serviços, empresa controlada pelo Banco do Brasil SA (2013-2014). Ingressou como professora efetiva no CEFET-RJ (2014-atual), onde atua nos cursos de graduação em Administração, Engenharias (Elétrica, Automação, Eletrônica, Telecomunicações, Mecânica), Ciência da Computação e Línguas Estrangeiras Aplicadas a Negócios Internacionais (LEANI). Bolsista do Programa de Produtividade Acadêmica para Coordenadores de Disciplina (PA2) nos cursos de graduação oferecidos pelo Consórcio CEDERJ, disciplina Gerenciamento de Projetos. Membro do NDE do curso EAD Tecnólogo em Gestão de Turismo, CEFET/RJ (CEDERJ - 2016 *). Atuou como Diretora Sistêmica na Diretoria de Gestão Estratégica CEFET-RJ (DIGES: eq. pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional- 2016-2019). e-mail: ursula.maruyama@cefet-rj.br http://maruyamacefet-rj.wixsite.com/umaruyama https://www.educacaonoantropoceno.com/ 

Rodolpho da Cruz Rangel, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutorando em Economia pela UFES com ênfase em Inovação. Diretor de Extensão Tecnológica (Dirext/Proex) e Coordenador Geral e Sistêmico da Incubadora do IFES, gestor da Rede de Núcleos Incubadores do IFES, e assessor do Centro de Referência em Inovação e Arte (CRIA).

Rosângela Martins de Oliveira, Instituto Federal do Tocantins

Doutora em Genética Evolutiva e Biologia Molecular (UFSCAR), Professora EBTT (IFTO) campus Gurupi. Coordenadora do Laboratório Maker IFTO Gurupi.

Aline Guimarães Monteiro Trigo, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro

Doutora em Planejamento Energético e Ambiental (UFRJ). Professora do Magistério Superior (CEFET-RJ). Chefe da Divisão de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional (DISAI/DIGES/CEFET/RJ).

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Publicado

2024-09-04

Edição

Seção

Artigos Científicos