Razão ou Emoção?

Neuromarketing, Relações de Gênero e o Comportamento do Consumidor

Autores

  • Marília Dias Oliveira da Silva UFPI
  • Leonardo Victor de Sá Pinheiro UFPI https://orcid.org/0000-0001-8846-9994
  • Juliana Carvalho de Sousa UFPI
  • Thyciane Santos Oliveira Pinheiro UESPI

DOI:

https://doi.org/10.20401/rasi.9.3.746

Palavras-chave:

Neuromarketing, Propaganda, Comportamento do consumidor, Gênero feminino, Gênero masculino

Resumo

Compreender o que se passa pela mente dos consumidores é um ponto estratégico para as empresas. O neuromarketing é um estudo que vem proporcionando um melhor entendimento sobre o comportamento humano, sendo possível identificar fatores que causam impactos nos indivíduos ao ter contado com as marcas, com os produtos ou com a visualização de propagandas. Diante disso, traçou-se como objetivo geral desta pesquisa investigar as similaridades e diferenças comportamentais entre homens e mulheres frente aos estímulos advindos das aplicações do neuromarketing. Para isso, realizou-se uma pesquisa quanti-quali de caráter descritivo, participando 42 indivíduos (21 homens e 21 mulheres) localizados em regiões do Nordeste e Sudeste do País. Os principais resultados encontrados demostram que ambas diretrizes, razão e emoção, são os principais fatores que norteiam o processo de compra do gênero feminino e masculino na hora de adquirir um produto. Além disso, também foi possível observar que as mulheres se mostraram mais influenciadas ao assistir comerciais e propagandas do que os homens. A relevância dessa pesquisa se dá uma vez que é possível compreender como os consumidores, sejam eles do gênero feminino ou masculino, se comportam frente as estratégias de marketing, os meios de comunicação e as ações de propaganda.

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Biografia do Autor

Leonardo Victor de Sá Pinheiro, UFPI

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Bacharel em Administração pela mesma IES. Professor efetivo do curso de Administração da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CAFS) e do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UFPI). Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) em Gestão e Sustentabilidade (GESUS). Desenvolve pesquisas no âmbito das ciências administrativas relacionadas aos seguintes temas: Gestão de pessoas e Comportamento Organizacional, Gestão Social, Administração Pública, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Psicologia Ambiental, Nomofobia e Gestão na Saúde. 

Juliana Carvalho de Sousa, UFPI

Doutora em Administração pela Universidade Potiguar (UNP). Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança Organizacional, pela Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ), e Graduada em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Atualmente é docente na Universidade Federal do Piauí (UFPI), além de ser membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - INEP. Possui experiência como consultora na área de Gestão de Pessoas. Além de possuir experiência com tutoria no ensino EAD. Como pesquisadora, tem autoria e co-autoria em artigos de cunho nacional e internacional, livros e capítulos de livros. Áreas de interesse: Gestão de Pessoas, Estudos Organizacionais e Marketing Digital. Editora de seção da Revista Gestão e Contabilidade da UFPI.

Thyciane Santos Oliveira Pinheiro, UESPI

Doutoranda em Administração pela Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Potiguar (UNP). Especialização em Gestão de Marketing pelo Centro Universitário SENAC/SP e Graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Estácio de Sá. Exerceu o cargo de professora substituta na Universidade Federal do Piauí (UFPI) por dois anos e atualmente é professora da Universidade Estadual do Piuí (UESPI) e da Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF). Vasta experiência em cargos de gestão, atuando durante 9 anos em grandes empresas nacionais e multinacionais do setor bancário. Desenvolve e possui interesse em pesquisas relacionadas aos seguintes temas: Experiência do consumidor nas redes sociais, Marketing e Nomofobia. Além disso, possui empresa totalmente online onde desenvolve cursos sobre leitura e escrita científica.

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Publicado

2023-09-13

Edição

Seção

Artigos Científicos