Razão ou Emoção?
Neuromarketing, Relações de Gênero e o Comportamento do Consumidor
DOI:
https://doi.org/10.20401/rasi.9.3.746Palavras-chave:
Neuromarketing, Propaganda, Comportamento do consumidor, Gênero feminino, Gênero masculinoResumo
Compreender o que se passa pela mente dos consumidores é um ponto estratégico para as empresas. O neuromarketing é um estudo que vem proporcionando um melhor entendimento sobre o comportamento humano, sendo possível identificar fatores que causam impactos nos indivíduos ao ter contado com as marcas, com os produtos ou com a visualização de propagandas. Diante disso, traçou-se como objetivo geral desta pesquisa investigar as similaridades e diferenças comportamentais entre homens e mulheres frente aos estímulos advindos das aplicações do neuromarketing. Para isso, realizou-se uma pesquisa quanti-quali de caráter descritivo, participando 42 indivíduos (21 homens e 21 mulheres) localizados em regiões do Nordeste e Sudeste do País. Os principais resultados encontrados demostram que ambas diretrizes, razão e emoção, são os principais fatores que norteiam o processo de compra do gênero feminino e masculino na hora de adquirir um produto. Além disso, também foi possível observar que as mulheres se mostraram mais influenciadas ao assistir comerciais e propagandas do que os homens. A relevância dessa pesquisa se dá uma vez que é possível compreender como os consumidores, sejam eles do gênero feminino ou masculino, se comportam frente as estratégias de marketing, os meios de comunicação e as ações de propaganda.
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