Inovação de Valor e Sistemas de Informação no Setor Público
estudo em programas de pós-graduação de universidades federais brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.20401/rasi.8.3.555Palavras-chave:
inovação, universidades, inovação interna, fatores críticos de sucesso, inovação de valor, oceano azulResumo
Objetivo: Analisar a percepção de inovação de valor gerada pela adoção e uso de um Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA em Universidades Públicas Brasileiras.
Método: Trata-se de uma pesquisa aplicada, com objetivo exploratório-descritivo e abordagem multicasos quantitativa, envolvendo 15 universidades e 815 questionários elaborados com base no “radar da inovação de valor no setor público”, proposto por Martins et al. (2019).
Resultados: Como resultado, tem-se a análise da inovação percebida por usuários do módulo "pós-graduação" do SIGAA em relação à acessibilidade, usabilidade, motivação, utilidade, presteza, satisfação, economia, governança, organização, impacto social, confiança e cultura.
Conclusões: Concluiu-se que: i) os usuários, em sua maioria, percebem o sistema como uma simples ferramenta de automação de trabalho manual; ii) “Utilidade” é o fator que mais contribui para a percepção de inovação de valor; e iii) deve-se priorizar o redesenho de processos e módulos visando melhorias referentes à usabilidade, acessibilidade e motivação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Administração, Sociedade e Inovação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A RASI, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista de Administração Sociedade e Inovação (RASI) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na RASI são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da RASI estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.