Estratégia de Aquisição da Webjet pela Gol:
uma Abordagem da Metodologia Strategic Variance Analysis
DOI:
https://doi.org/10.20401/rasi.6.3.440Palavras-chave:
Decisão estratégica., Fusão e aquisição, Companhias aéreas brasileiras., Insucesso.Resumo
No fim de 2011, a Gol adquiriu o capital social total da Webjet na perspectiva de obter vantagem estratégica de sinergia. Em 2012, contrariamente, o seu resultado operacional foi negativo em R$ 905,5 milhões. A literatura não tem se ocupado em investigar os fatores geradores desse resultado operacional negativo. Esta lacuna de conhecimento fornece a justificativa para este artigo. A investigação é conduzida por meio da metodologia strategic variance analysis (SVA) desenvolvida em 2000 por Horngren, Foster e Datar e em 2003 expandida por Sopariwala. A metodologia decompõe a variância de cada conta do resultado da companhia em efeito quantidade e preço. A diferença de uma conta do resultado entre dois anos é denominada de variância. Constatou-se que a decisão estratégica de aquisição foi satisfatória, pois a receita aumentou, mas foi totalmente ofuscada pelas variâncias nas contas da despesa operacional: combustíveis e lubrificantes, pouso e decolagem e arrendamento de aviões. É a primeira vez que a metodologia SVA é aplicada às companhias aéreas brasileiras.
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