Microtransações em jogos eletrônicos

panorama do comportamento e motivações de jogadores ativos para o consumo de bens e serviços virtuais

Autores

  • Afrânio Soares Filho Universidade Federal do Amazonas https://orcid.org/0000-0001-9418-4995
  • Matheus Feijó Machado Universidade Federal do Amazonas
  • Sandro Breval Santiago Universidade Federal do Amazonas
  • Armando Araújo de Souza Júnior Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.20401/rasi.9.3.724

Palavras-chave:

marketing em jogos online, marketing digital, comportamento de consumo, microtransações, jogos eletrônicos;

Resumo

O sucesso dos modelos de monetização “freemium” tornou as microtransações um dos mais lucrativos nichos de consumo na indústria de videogames. Com mais de 2,5 bilhões de gamers, este mercado atrai notório interesse acadêmico, assim como estimula a criatividade e ousadia de fabricantes interessados em compreender os perfis e incrementar o interesse de usuários por itens ou serviços vendidos no jogo. A proposta deste trabalho foi identificar, junto a usuários ativos de jogos eletrônicos, perfis, preferencias, interesses e motivações para comprar itens ou serviços no jogo, através das microtransações. O estudo foi quantitativo e descritivo, os dados foram coletados empiricamente usando survey online na plataforma Google docs e o questionário construído, adaptando escalas encontradas na literatura. O tratamento e análise por meio de estatística descritiva, uni e multivariadas e as significâncias das escalas testadas pelo Qui-quadrado de Fisher, relevância a partir de 95%. Entre os principais resultados, destacam-se o comportamento de três grupos, os casuais, neutros e whales, identificados por combinações e intensidades entre os itens comprados, ocasiões e motivações. A pandemia intensificou o consumo em jogos para parte da amostra. Skins, expansões e moedas virtuais como itens mais comprados. Promoções, passes de recompensas e eventos especiais os que mais atraem compradores em busca de custo-benefício ou conteúdos-extras. Compras para agilizar desbloqueio de conteúdo ou sem conhecer as recompensas, são pouco atraentes. Também, são pouco propensos a gastar por status ou influência de outros. Não admitem investir para alcançar os melhores, porém, valorizam manter-se entre estes.

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Biografia do Autor

Matheus Feijó Machado, Universidade Federal do Amazonas

Discente do Curso de Graduação em Administração pela Faculdade de Estudos Sociais na UFAM

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Publicado

2023-09-13

Edição

Seção

Artigos Científicos