Modelo de Gestão do Conhecimento:

uma proposta para o contexto da universidade pública

Autores

  • Wênyka Preston Leite Batista da Costa UERN https://orcid.org/0000-0002-6494-1454
  • Jandeson Dantas da Silva UERN
  • Lydia Maria Pinto Brito
  • Sérgio Luiz Pedrosa Silva UERN

DOI:

https://doi.org/10.20401/rasi.9.2.715

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento. Modelo de Gestão. Universidade Pública.

Resumo

O estudo objetivou propor um modelo de Gestão do Conhecimento para o contexto da universidade pública. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa foi de natureza descritiva e qualitativa, sendo o estudo de caso a estratégia de investigação direcionada á universidade pública brasileira. Assim, realizaram-se entrevistas nas dependências da universidade e os dados foram tratados pela análise de conteúdo, com o auxílio do software IRAMUTEQ. Como resultados apresenta-se um modelo de Gestão de conhecimento dividido em quatro etapas, sendo estas: a aquisição, construção e socialização do conhecimento, codificação e armazenamento do conhecimento, transferência e utilização do conhecimento e na quarta etapa a realização do descarte do conhecimento. A investigação apresenta contribuições acadêmicas, profissionais e sociais, assim, sugere-se para futuras pesquisas a replicação metodológica em outras instituições de ensino superior, sejam públicas ou privadas.

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Publicado

2023-05-01

Edição

Seção

Artigos Científicos