Design de Serviços em uma Organização Pública com Produção Industrial
DOI:
https://doi.org/10.20401/rasi.8.3.645Palavras-chave:
GESTÃO PÚBLICA, DESIGN DE SERVIÇOS, INOVAÇÃO EM SERVIÇOS, INOVAÇÃO CENTRADA NO USUÁRIO, EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO, UX, PROTO-PERSONA, JORNADA DO USUÁRIO, BLUEPRINT DE SERVIÇOSResumo
O objetivo do estudo é a aplicação do design de serviços em organização pública com produção industrial gráfica. Neste intuito fundamenta-se na literatura sobre design de serviços, inovação em serviços centrada no usuários, proto-personas, jornada dos usuários, blueprint de serviços e user experience (UX) para coletar, tratar e processar dados oriundos dos questionários anônimos submetidos aos usuários do quinquênio 2015-2019 a respeito de suas experiências de uso. Consecutivamente, a pesquisa aplica as ferramentas provenientes da literatura, propondo soluções aplicadas e empáticas às necessidades vigentes dos usuários para desenvolver serviços com maior valor perceptível aos usuários.
Downloads
Referências
Almeida, M. F. D. (2018). Dinâmica das interações na inovação em serviços centrada no usuário à luz da estratégia como prática. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
Brown, T. (2020). Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Alta Books.
Damanpour, F., & Gopalakrishnan, S. (2001). The dynamics of the adoption of product and process innovations in organizations. Journal of management studies, 38(1), 45-65.
Daniel, V. M., de Lima, M. P., & Dambros, Â. M. F. (2017). Innovation capabilities in services: A multi-cases approach. Academia Revista Latinoamericana de Administración.
Dias, G. A., Coura, K. V., Athayde, A. L. M., Farias, J. S., & Demo, G. (2019). A Prestação de Serviços Públicos pelo Governo Eletrônico: Uma Análise da Produção Científica Internacional. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, 5(3), 55-74.
Easterby-Smith, M. Thorpe; Thorpe, R. R. And Lowe, A.(1991). Management research: An introduction, v. 1
Finstad, K. (2010). The usability metric for user experience. Interacting with Computers, 22(5), 323-327.
Gallouj, F. (1998). Innovating in reverse: services and the reverse product cycle. European Journal of Innovation Management.
Idoughi, D., Seffah, A., & Kolski, C. (2012). Adding user experience into the interactive service design loop: a persona-based approach. Behaviour & Information Technology, 31(3), 287-303.
ISO (1999). ISO 13407: Human-centred design processes for interactive systems. Gènève: International Organisation for Standardisation.
ISO (1997). ISO 9241-11: Ergonomic requirements for office work with visual display terminals (VDTs). Part 11 — Guidelines for specifying and measuring usability. Gènève: International Organisation for Standardisation.
Jorge, G. A., & Miyake, D. I. (2015). Estudo comparativo das ferramentas para mapeamento das atividades executadas pelos consumidores em processos de serviço. Production, 26, 590-613.
Liang, L., Kuusisto, A., & Kuusisto, J. (2018). Building strategic agility through user-driven innovation: The case of the Finnish public service sector. Theoretical Issues in Ergonomics Science, 19(1), 74-100.
Kalbach, J. (2019). Mapeamento de experiências: um guia para criar valor por meio de jornadas, blueprints e diagramas. Alta Books.
Knijnenburg, Bart P; Willemsen, Martijn C.; Zeno, Gatner; Soncu, Hakan; Newell, Chris (2012). Explaining the user experience of recommender systems. User Modeling and User-Adapted Interaction, v. 22, n. 4-5, p. 441-504.
Milles. Ian. (2005) Innovation in Services. In: FAGERBERG, Jan et al. (Ed.). The Oxford handbook of innovation. Oxford university press, cap. 16, p. 433-458.
Moritz, Stefan. (2005) Service design. Practical access to an evolving field. Köln International School of Design.
Nielsen, J. (2007). Usabilidade na web. Elsevier Brasil.
OCDE. (2006) Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Manual de Oslo: Proposta de Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre inovação. 3. ed. Paris: Ocde.
Pereira, R. (2018). User Experience Design: Como criar produtos digitais com foco nas pessoas. Editora Casa do Código.
Perks, H., Cooper, R., & Jones, C. (2005). Characterizing the role of design in new product development: An empirically derived taxonomy. Journal of product innovation management, 22(2), 111-127.
Prodanov, C. C., & De Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale.
Polaine, A., Løvlie, L., & Reason, B. (2013). Service design: From insight to inspiration. Rosenfeld media.
Normann, R., & Ramirez, R. (1998). Designing interactive strategy: From value chain to value constellation.
Ramos, M., Merino, E. A. D., Merino, G. S. A. D., & Ferreira, M. G. G. (2016). Design de Serviços e Experiência do Usuário (UX): uma análise do relacionamento das áreas. D’APesquisa, 11(16), 105-123.
Roesch, Sylvia Maria Azevedo; Becker, Grace Vieira; De Mello, Maria Ivone. (1999) Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. Editora Atlas SA.
Schumpeter, J. (1988). A. Teoria do Desenvolvimento Econômico, 3ª edição.
Simmons, R., & Brennan, C. (2017). User voice and complaints as drivers of innovation in public services. Public Management Review, 19(8), 1085-1104.
Stickdorn, M., & Schneider, J. (2014). Isto é design thinking de serviços: fundamentos, ferramentas, casos. Bookman Editora.
Sundbo, J., & Gallouj, F. (2000). Innovation as a loosely coupled system in services. International Journal of Services Technology and Management, 1(1), 15-36.
Sundbo, J., & Toivonen, M. (Eds.). (2011). User-based innovation in services. Edward Elgar Publishing.
Trischler, J., & Scott, D. R. (2016). Designing Public Services: The usefulness of three service design methods for identifying user experiences. Public Management Review, 18(5), 718-739.
Van Boven, L., & Gilovich, T. (2003). To do or to have? That is the question. Journal of personality and social psychology, 85(6), 1193.
Vargas, E. R. D. (2006). A dinâmica da inovação em serviços: o caso dos serviços hospitalares no Brasil e na França.
Vianna, M. (2012). Design thinking: inovação em negócios. Design Thinking.
Von Hippel, E. (2007). The sources of innovation. In Das Summa Summarum des Management (pp. 111-120). Gabler.
Ye, H. J., & Kankanhalli, A. (2018). User service innovation on mobile phone platforms: Investigating impacts of lead userness, toolkit support, and design autonomy. MIS quarterly, 42(1), 165-188.
Yin, R. K. (2015). Estudo de Caso-: Planejamento e métodos. Bookman editora.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-07-05 (3)
- 2023-04-18 (2)
- 2022-09-01 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Administração, Sociedade e Inovação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A RASI, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista de Administração Sociedade e Inovação (RASI) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na RASI são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da RASI estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.