Interações sociais mediadas por WhatsApp:

explorando ferramentas digitais na pós-graduação

Autores

  • Sidney Pires Martins Universidade Federal de Viçosa
  • Mateus José dos Santos Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.20401/rasi.8.1.608

Palavras-chave:

WhatsApp, Ferramentas Digitais, Práticas de ensino

Resumo

O presente trabalho disserta sobre as interações sociais mediadas por WhatsApp durante o desenvolvimento da disciplina Jogos de Negócios ofertada para o curso Lato Sensu em Gestão Financeira de uma instituição privada situada na cidade de Viçosa-MG. As interações realizadas nesta plataforma enriqueceram as atividades implementadas no âmbito da disciplina suscitando discussões efetivas sobre os conteúdos abordados e explorando atitudes e valores dos sujeitos imersos nos grupos. Todas as interações foram supervisionadas pelo professor regente da disciplina e as manifestações dos estudantes constituíram o corpus a ser analisado neste trabalho com o intuito de discutir a importância do WhatsApp como ferramenta didática com potencial de propiciar a aprendizagem. O corpus delimitado foi submetido a uma análise qualitativa descritiva que busca evidenciar as contribuições dos estudantes dentro da plataforma supracitada e avaliar seus desdobramentos na construção do conhecimento. Com base nos dados, o WhatsApp se mostrou como um importante recurso pedagógico que pode ser utilizado recorrentemente para auxiliar os docentes em busca de aulas ainda mais colaborativas e interativas.

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Biografia do Autor

Mateus José dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Especialista em Docência na Educação Básica pelo IFMG-Campus Avançado Arcos (2019) e em Ensino de Química pela Universidade Cândido Mendes (2019). Licenciado em Química pela Universidade Federal de Viçosa (2018). Participou do programa Ciência sem Fronteiras, fomentado pela CAPES, realizando suas atividades no Collège communautaire du Nouveau-Brunswick - Campus Bathurst e no Cégep de Sherbrooke, ambos no Canadá (2013-2015). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Foi assessor de relacionamentos do projeto Embaixadores-UFV e colaborador de Expansão da ONG Rede CsF e co-fundador do Núcleo Viçosa da Rede CsF/Em Rede. Atualmente é professor de Ciências/Química do Colégio Educar de Ervália e da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE/MG). Além disso, é Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa e integrante do GEPPFOR ? Grupo de Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação. Tem interesse pela Educação em Ciências e Educação Química com ênfase na formação de professores, metodologias de ensino e aprendizagem de Ciências, Ensino de Ciências por Investigação, pensamento crítico e reflexivo e práticas avaliativas em Química.

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Publicado

2022-01-02

Edição

Seção

Artigos Científicos