Interações sociais mediadas por WhatsApp:
explorando ferramentas digitais na pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.20401/rasi.8.1.608Palavras-chave:
WhatsApp, Ferramentas Digitais, Práticas de ensinoResumo
O presente trabalho disserta sobre as interações sociais mediadas por WhatsApp durante o desenvolvimento da disciplina Jogos de Negócios ofertada para o curso Lato Sensu em Gestão Financeira de uma instituição privada situada na cidade de Viçosa-MG. As interações realizadas nesta plataforma enriqueceram as atividades implementadas no âmbito da disciplina suscitando discussões efetivas sobre os conteúdos abordados e explorando atitudes e valores dos sujeitos imersos nos grupos. Todas as interações foram supervisionadas pelo professor regente da disciplina e as manifestações dos estudantes constituíram o corpus a ser analisado neste trabalho com o intuito de discutir a importância do WhatsApp como ferramenta didática com potencial de propiciar a aprendizagem. O corpus delimitado foi submetido a uma análise qualitativa descritiva que busca evidenciar as contribuições dos estudantes dentro da plataforma supracitada e avaliar seus desdobramentos na construção do conhecimento. Com base nos dados, o WhatsApp se mostrou como um importante recurso pedagógico que pode ser utilizado recorrentemente para auxiliar os docentes em busca de aulas ainda mais colaborativas e interativas.
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