Modelo de Negócio de Incubadoras de Empresas: Revisão de Escopo

Autores

  • Luiz Guilherme Rodrigues Antunes Universidade Federal de Lavras http://orcid.org/0000-0003-2997-2949
  • Thais Assis de Souza Universidade Federal de Lavras
  • João Paulo Nascimento da Silva Universidade Federal de Lavras
  • Gabriel Carvalho Lopes
  • Joel Yutaka Sugano Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.20401/rasi.5.2.282

Palavras-chave:

Modelos de Negócio. Incubadora de Empresas. Revisão de Escopo.

Resumo

As incubadoras de empresas são ambientes inovativos que têm como finalidade fomentar a sobrevivência e o desenvolvimento de novos empreendimentos. No entanto, para alcançar tal finalidade é necessário que tais instituições sejam gerenciadas eficientemente como qualquer outro tipo de organização. Para isso é fundamental que se entenda a lógica subjacente desse modelo de negócio. Com base nisso, o objetivo principal do artigo é analisar o que se tem publicado na literatura sobre modelos de negócio de incubadoras de empresas. Assim, partindo-se de uma revisão de escopo, analisou-se um corpus de 30 artigos provenientes de base de dados e revistas internacionais e nacionais. Como principal resultado verificou-se que o tema ainda carece de maior aprofundamento teórico e empírico, visto a falta de artigos que discute essa temática. Por fim, são apresentadas algumas lacunas o que podem resultar em agendas de pesquisas futuras.

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Biografia do Autor

Luiz Guilherme Rodrigues Antunes, Universidade Federal de Lavras

Formado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mba Executivo pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Mestre em Administração pela UFLA. Linha de pesquisa na área de redes interorganizacionais e formação docente. Professor substituto do Instituto Federal de Minas Gerais, campus Formiga. Atuação profissional na área de qualidade.

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Publicado

2019-04-29

Edição

Seção

Artigos Científicos