Vamos Expandir um Negócio Inovador?

Autores

  • Mauro Sergio Vanin
  • Vanessa Faedo Serafin Faculdade Meridional (IMED)
  • Julio Cesar Ferro Guimarães Universidade Potiguar (UNP)
  • Eliana Andréa Severo Universidade Potiguar (UNP)

DOI:

https://doi.org/10.20401/rasi.5.1.254

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Inovação, Estratégia, Caso de Ensino

Resumo

Este caso de ensino foi descrito com base em fatos reais e relata a situação de mercado vivenciada na empresa Purificatta. A empresa fica situada na cidade de Marau, interior do Rio Grande do Sul, sendo uma fabricante de purificadores de água, bem como administra o serviço de fornecimento e franquia de água purificada a granel. Trata-se de uma empresa jovem, com grande potencial de crescimento e competitividade. Inicialmente houve um grande investimento do idealizador (Ricardo) e seu empreendedor inicial (Leonardo), em desenvolvimento e pesquisa para chegarem na definição de fabricar, ao invés de importar as máquinas purificadoras. O caso se desdobra a partir da decisão dos sócios em expandir os serviços para uma maior abrangência no mercado nacional e do surgimento de possíveis concorrentes.  O objetivo desse caso de ensino é propor reflexões sobre a tomada de decisão e ações associadas ao empreendedorismo e inovação no cenário globalizado e cada vez mais competitivo.  Este caso pode ser utilizado como ferramenta auxiliar de ensino, principalmente em disciplinas relacionadas a estratégia, na graduação e pós-graduação lato sensu do curso de administração.    

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Biografia do Autor

Mauro Sergio Vanin

Mestre em Administração pela Faculdade Meridional (IMED).

Vanessa Faedo Serafin, Faculdade Meridional (IMED)

Mestre em Administração pela Faculdade Meridional (IMED).

Julio Cesar Ferro Guimarães, Universidade Potiguar (UNP)

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestrado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER). Especialização em Design de Produto pela Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). Graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atualmente é professor do PPGA da Universidade Potiguar (UNP).

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Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Casos de Ensino