Fatores Intervenientes no Processo de Decisão na Percepção dos Hóspedes de uma Pousada

Autores

  • Reginaldo Adriano de Souza
  • Rodolpho Xavier Heiderich
  • Anandy kassis de Faria Alvin-Hannas
  • Luiz Gustavo Leite Souza
  • Fernando Albuquerque Miranda

DOI:

https://doi.org/10.20401/rasi.2.1.71

Palavras-chave:

Turismo, Hospedagem, Comportamento do consumidor

Resumo

Conhecer o consumidor e sua percepção sobre as organizações e seus serviços é fundamental para sobreviver no atual mercado competitivo. Dentro dessa realidade, esta pesquisa quantitativa realizada em 2014 focou-se nas respostas fornecidas por turistas brasileiros que estavam hospedados na pousada Vale do Caparaó, no município de Alto Caparaó (Minas Gerais, Brasil). Por meio de questionários estruturados, aplicados a 97 usuários dos serviços prestados, objetivou-se verificar as percepções dos turistas sobre a Pousada Vale do Caparaó e os fatores que os levaram a escolher essa opção de hospedagem. A cada dia, os consumidores detêm uma maior quantidade de informações e se dirigem a uma posição mais privilegiada na relação com as empresas. É o consumidor quem já está ditando as regras em diversos segmentos do mercado, devido ao fato de estar mais bem informado sobre os produtos e a concorrência entre as empresas. No turismo não é diferente, o consumidor tem buscado saber a cada dia mais sobre a escolha dos melhores serviços com uma boa relação de custo/benefício, fazendo assim com que todos os setores turísticos se atentem sobre as vontades do consumidor. A pesquisa abordada apresentou diversos fatores com base nas informações dos clientes, desde sua infraestrutura até atendimento, demonstrando assim que os principais aspectos levados em consideração foram a infraestrutura considerada como superior, a facilidade de acesso, além disso, os clientes ainda julgaram justo o valor pago pelos serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abdalla, M. M., Altaf, J. G., Troccoli, I. R., Nóbrega, K. W. P., & da Cruz, G. F. (2013). Lealdade aos meios de hospedagem: um estudo com turistas de pousadas de Angra dos Reis (Rio de Janeiro, Brasil). Turismo e Sociedade, 6(1).

BertuccI, J. L. D. O. (2009). Metodologia básica para elaboração de trabalhos de conclusão de cursos (TCC): ênfase na elaboração de TCC de pós-graduação Lato Sensu. São Paulo: Atlas, 1.

Chagas, M. M.; Marques, S.; & Brandão, P.M. (2011). “Fatores influenciadores da satisfação e fidelidade ao destino turístico pipa/rn: Uma análise a partir do instrumento servqual adaptado”. Revista Turismo, 3(4).

Cervo, A. L.; & Bervian, P. A. (1996). Metodologia Científica. 4. ed. São Paulo: Makron.

Gil, A. C. (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas.

Grönroos, C. (2004). Marketing: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Elsevier.

Kotler, P. (2000). Administração de Marketing. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall.

Kotler, P.; & Armstrong, G. (2003). Princípios de marketing. 9. ed. São Paulo: Atlas.

______. (2005). Princípios de marketing. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall.

Kotler, P.; & Keller, K. L. (2006). Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson.

Levine, D. M.; Berenson, M. L.; & Stephan, D. (2000). Estatística: Teoria e Aplicações. Rio de Janeiro: LTC.
.
Oliveira, F. F. (2007). Comportamento do consumidor: um estudo das teorias de marketing aplicadas ao turismo. 2007. Disponível em: < http://www.iptan.edu.br/publicacoes/saberes_interdisciplinares/pdf/revista02/Comportamento%20do%20consumidor%20um%20estudo%20das%20teorias%20de%20marketing%20aplicadas%20ao%20turismo.pdf > Acesso em : 14 set. 2014.

Portela, C. B. (2010). Marketing e o comportamento do Consumidor. São Paulo. Disponível em: <convibra.com.br/upload/paper/adm/adm_3488.pdf > Acesso em: 13 set. 2014.

SEBRAE. Serviço de apoio às Micro e pequenas empresas. (2008). 10 anos de monitoramento da sobrevivência e mortalidade de empresas. Disponível em: < http://www.sebraesp.com.br/arquivos_site/biblioteca/EstudosPesquisas/mortalidade/10_anos_mortalidade_relatorio_completo.pdf>. Acesso em 20 mai. 2016.

Shiffman, L.; Kanuk, L.L. (2000). Comportamento do consumidor. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC.
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬
Swarbrooke, J.; & Horner, S. (2002). Comportamento do consumidor no turismo. São Paulo: Atlas.

Trigueiro, K. (2009). Novas tendências do consumidor de turismo na nova economia. Departamento de turismo – UFOP. Disponível em:<http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CB0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.setur.ufop.br%2Fartigo01.pdf&ei=9fVtVMDLEMehgwTj94OABw&usg=AFQjCNGYgI2PvTvKsyKanPjrg-Z-Eo3fNA&bvm=bv.80120444,d.eXY> Acesso em: 14 set. 2014.

Vaz, G. N.; & Perim, J.Y. (2001). Marketing turístico: receptivo e emissivo: um roteiro estratégico para objetos mercadológicos públicos e privados. São Paulo.

Whiteley, R.; & Hessan, D. (1996). Crescimento orientado para o cliente: cinco estratégias comprovadas para criar vantagem competitiva. Rio De Janeiro, Campus.

Downloads

Publicado

2016-10-29

Edição

Seção

Artigos Científicos