Impactos na capacidade de transporte com a implantação do e-commerce em uma empresa de materiais de construção
DOI:
https://doi.org/10.20401/rasi.10.3.938Palavras-chave:
Capacidade, Transporte, Materiais de construção, Comércio, Comércio eletrônicoResumo
A implantação do e-commerce é um diferencial para que uma organização se mantenha em condição competitiva. Dessa forma, uma estruturação feita de maneira organizada para inserir a empresa no mercado digital, pode representar um ganho efetivo no que tange ao aproveitamento dos recursos tecnológicos. Um dos principais desafios enfrentados pelas empresas que desejam iniciar o comércio de produtos pela internet, principalmente no Brasil, é o transporte. Além dos problemas relacionados ao transporte no país, como a infraestrutura precária e o custo elevado, o comércio eletrônico demanda que a empresa se prepare para lidar com os impactos que afetarão sua capacidade de entregar os pedidos aos consumidores. O presente estudo tem como objetivo investigar e apresentar soluções aos desafios enfrentados por uma empresa do setor de materiais de construção, localizada em Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro, ao implementar o comércio eletrônico, especificamente em relação à capacidade de transporte. Por meio da análise das informações coletadas, identificou-se o potencial gargalo associado à capacidade de transporte de pedidos, decorrente das vendas online, além de se apresentarem medidas a serem adotadas para superar tais obstáculos. Os resultados evidenciam que a capacidade de transporte de pedidos não pode ser unicamente associada à capacidade de carga máxima estipulada pelo fabricante do veículo. Na organização analisada, o gargalo identificado reside principalmente no tempo e na diversidade de produtos comercializados, os quais, devido à sua natureza específica, frequentemente não podem ser transportados simultaneamente no mesmo veículo.
Downloads
Referências
ABCOMM. (2022). Previsão de venda para o e-commerce nos próximos 5 anos. São Paulo. Disponível em: https://dados.abcomm.org/previsao-de-vendas-online. Acesso em: 28 jun. 2023.
Amaral, T. C., Junior, J. B. C., Kassouf, P. A., & Dias, T. C. T. (2015). Influências do comércio eletrônico B2B no processo de atendimento de pós-venda no segmento de bens de capital: estudo de caso em uma empresa representante de equipamentos pesados. Revista Brasileira de Marketing, 14(2), 223-236. Disponível: https://www.redalyc.org/pdf/4717/471747059007.pdf. Acesso em: 19 jun. 2023.
Azevedeo, J. M., Rodriguez, C. M. T., & Lenza-na, A. G. R. (2004). A Logística de Distribuição em vendas Virtuais: De gargalo eletrônico para vantagem competitiva. Comitê Científico do RIRL.
Cang, H. (2006). Carrying capacity, population equilibrium, and environment's maximal load, Ecological Modelling. ISSN 0304-3800, 192(1–2), 317-320. Disponível em: Acesso em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0304380005003339?via%3Dihub. 25 mai. 2023.
CBIC. (2022). Indústria da Construção prevê crescimento de 2,5% em 2023. Agência CBIC. Disponível em: https://cbic.org.br/industria-da-construcao-preve-crescimento-de-25-em-2023/. Acesso em: 5 jul. 2023.
Cokyasar, T., Subramanyam, A., Larson, J., Stinson, M., & Sahin, O. (2023). Time-Constrained Capacitated Vehicle Routing Problem in Urban E-Commerce Delivery. Transportation Research Record, 2677(2), 190-203. https://doi-org.ez24.periodicos.capes.gov.br/10.1177/03611981221124592
Deng, Q., Fang, X., & Lim, Y. F. (2021). Urban Consolidation Center or Peer‐to‐Peer Platform? The Solution to Urban Last‐Mile Delivery. Production and Operations Management, 30(4), 997-1013. https://doi-org.ez24.periodicos.capes.gov.br/10.1111/poms.13289
CRUZ, W. L. M. (2021). Crescimento do e-commerce no Brasil: desenvolvimento, serviços logísticos e o impulso da pandemia de Covid-19. GeoTextos, 17(1). https://doi.org/10.9771/geo.v17i1.44572. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/geotextos/article/view/44572. Acesso em: 9 jun. 2023.
Cvicchiolli, R. (2023). Entenda a importância da boa logística para um e-commerce. E-commerce Brasil, [s. l.]. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/entenda-a-importancia-da-boa-logistica-para-um-e-commerce. Acesso em: 4 jul. 2023.
Dendasck, C. V. (2021). A pesquisa-ação e as suas contribuições para a ciência metodológica: aspectos gerais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 11(11), 118-135. https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/a-ciencia-metodologica. https://doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/a-ciencia-metodologica
Dino. (2023). Setor da construção civil deve crescer 2,5% em 2023. Valor Globo, [s. l.]. Disponível em: https://valor.globo.com/patrocinado/dino/noticia/2023/04/26/setor-da-construcao-civil-deve-crescer-25-em-2023.ghtml. Acesso em: 07 jul. 2023.
Fleury, P. F., & Monteiro, F. J. R. C. (2002). O Desafio Logístico do e-commerce. [s. l.].
Ji, H., Yang, S., Jia, B., Zhang, M., & Su, B. (2024). Study on Location Selection of Urban Two-Level Joint Express Delivery Stations Considering Fair Cost Allocation among Enterprises. Transportation Research Record, In Press. https://doi.org/10.1177/03611981241239651
Kotler, P. (2000). Administração de Marketing. 10ª Edição, São Paulo, Prentice Hall.
Lopes, N. V. (2021). Análise de criticidade e importância do estoque no varejo da construção civil: contribuições ao processo de pickingTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 55f.
Luiz, C. F., Ribeiro, E. B., Franco, L. A., Sanches, M., & Silva, P. H. (2021). O uso do modal rodoviário no transporte de mercadorias originados do e-commerce. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Logística), Araraquara.
Macca, L.S., Shehzad, N., Kovacova, M., & Santoro, G. (2024). Unlocking e-commerce potential: micro and small enterprises strike back in the food and beverage industry. European Journal of Innovation Management, ahead-of-print(ahead-of-print). https://doi-org.ez24.periodicos.capes.gov.br/10.1108/EJIM-01-2023-0023
Melo, G., & Fernando, A. (2017). As diferentes perspectivas da qualidade sobre nível de serviço na logística e os desafios do e-commerce. Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, 2(4). Disponível em: http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/903. Acesso em: 20 jun. 2023.
Mendonça, H. G. (2016). E-commerce. Journal of Innovation, Projects and Technologies –JIPT. Revista Inovação, Projetos e Tecnologias – IPTEC, 4(2). Disponível em: https://periodicos.uninove.br/iptec/article/view/9361/4128. Acesso em: 8 abr. 2023.
Ministério dos Transportes. (2023). Resoluções CONTRAN. Disponível em: https://www.gov.br/transportes/pt-br/pt-br/assuntos/transito/conteudo-Senatran/resolucoes-contran. Acesso em: 9 abr. 2023.
Novaes, G. A. (2004). Logística e gerenciamento da cadeira de distribuição - Estratégia, Avaliação e Operação. 5ª ed. São Paulo: GEN Atlas.
Picheth, S. F., Cassandre, M. P., & Thiollent, M. J. M. (2016). Analisando a pesquisa-ação à luz dos princípios intervencionistas: um olhar comparativo. Educação (Porto Alegre), v. 39, n. esp. (supl.), s3-s13, dez. 2016. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24263
Quissini, R. T. (2021). Comércio de materiais para construção: estudo, análise do mercado e crescimento nos anos 2008 à 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia). Curso de Ciências Econômicas. Caxias do Sul, 2021. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/8922/TCC%20Robson%20Toss%20Quissini.pdf?sequence=1. Acesso em: 01 jul. 2023.
Rotondaro, R. G., & Gonçalves, L. A. (2005). A logística do comércio eletrônico no segmento B2C: Tempo de entrega como vantagem competitiva. Universidade de São Paulo: São Paulo, 2005.
Salvador, R. (2017). Determinação da melhor configuração de ocupação de cargas para um sistema de transporte de cargas de modo a minimizar o custo e a pegada de carbono. 2017. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
US DOT. (2021). Federal Highway Administration. Traffic Analysis Toolbox Volume VI: Definition, Interpretation, and Calculation of Traffic Analysis Tools Measures of Effectiveness. Washington. Disponível em: https://ops.fhwa.dot.gov/publications/fhwahop08054/sect4.htm. Acesso em: 20 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Administração, Sociedade e Inovação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A RASI, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista de Administração Sociedade e Inovação (RASI) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na RASI são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da RASI estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.